Retrospectiva 2018

Setembro teve seminário da ConJur sobre os 30 anos da Constituição

Autor

28 de dezembro de 2018, 8h00

ConJur promoveu em setembro seminário sobre os 30 anos da Constituição Federal. Com a participação de ministros, juristas e advogados, o evento levantou uma série de reflexões a respeito da carta magna.

Para o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, a Constituição de 1988 trouxe grandes avanços ao país, mas também algumas mazelas. Uma das principais foi o corporativismo de setores do Estado, impulsionado pela autonomia que o texto constitucional estabeleceu para os mais variados agentes e entidades.

O voluntarismo de juízes que ambicionam resolver os problemas do mundo via decisão judicial foi um dos temas abordados. “O Judiciário agora zela pela moralidade formal, o que é uma deturpação da função do juiz”, afirmou o presidente do STJ, João Otávio de Noronha.

Noronha também aproveitou o evento, que aconteceu em São Paulo, para repreender a atuação do Tribunal de Justiça local por ignorar súmulas e não conceder HCs. O ministro ainda disse que as instâncias inferiores têm a obrigação de seguir as súmulas, que a rebeldia de São Paulo resulta em uma enxurrada de processos nos tribunais superiores e que o TJ-SP tem uma dívida por não seguir o entendimento de concessão de HCs.

Setembro de 2018
3/9 Carf aprova 24 súmulas e cancela verbete sobre dedução de pensão alimentícia
5/9 Lei que diminuiu pena em roubo com arma branca é constitucional, decide TJ-SPDesistência do autor não impede julgamento de recurso, diz 3ª Turma do STJ
10/9 Temer assina MPs que criam Fundos Patrimoniais e Agência de MuseusAdvogada é algemada e detida no RJ por exigir leitura de contestaçãoReceita informa juízes de São Paulo que tributará auxílio-moradia como renda
11/9 Só TSE pode proibir candidatos sub judice de fazer campanha, decide ministro
13/9 Ministro Dias Toffoli toma posse como presidente do Supremo
17/9 É inconstitucional bloqueio de bens pela Fazenda sem ordem judicial, diz PGR
18/9 Renan Calheiros é absolvido por unanimidade pela 2ª Turma do Supremo
19/9 Delação premiada firmada pela polícia é limitada e ineficaz, dizem especialistasCNJ regula meios digitais nas unidades de trabalho dos magistradosMPT não tem legitimidade para contestar contratação de advogados associados
20/9 "Novo CPC foi feito para dar honorários para advogados", diz presidente do STJ
21/9 Gasto com transporte de insumos dá direito a crédito de PIS e Cofins, decide Carf
24/9 Como presidente interino, Toffoli sanciona lei que torna crime importunação sexualSancionada lei que amplia para 20 dias licença-paternidade para militar
25/9 STJ elege os ministros Antonio Carlos Ferreira e Marco Buzzi para o CJF
26/9 STF mantém suspensos 3,3 milhões de títulos de eleitores sem revisão173 registros de candidaturas foram negados com base na Lei da Ficha Limpa
27/9 TSE barra candidatura de Anthony Garotinho ao governo do Rio de JaneiroCNMP instaura processo administrativo disciplinar contra Deltan Dallagnol

Ensino domiciliar
O Supremo Tribunal Federal concluiu em setembro o julgamento sobre a possibilidade de ensino domiciliar no Brasil. Por 6 votos a 4, o Plenário da corte decidiu que esse tipo ensino não está previsto na Constituição Federal e depende de lei específica para ser permitido.

123RF
STF decidiu que ensino domiciliar não está previsto na Constituição e depende de lei específica para ser permitido
123RF

Venceu a tese do ministro Alexandre de Moraes, para quem não há vedação absoluta ao ensino domiciliar na Constituição". "Apesar de, expressamente, a Constituição não prever a modalidade, também não a proíbe", disse.

"O ensino familiar exige o cumprimento de todos os requisitos constitucionais. Não é vedado o ensino em casa desde que respeite todos os preceitos constitucionais, e há necessidade de legislação, como estabelecimento de requisitos de frequência, avaliação pedagógica", complementou.

Tramitação eletrônica
Para a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, quando houver tramitação eletrônica do feito em primeira e segunda instâncias, o agravante não precisa juntar cópia da petição do recurso na origem, bastando comunicar o fato ao juiz da causa.

Porém, se houver tramitação eletrônica apenas na primeira instância, a cópia da petição do agravo deve ser apresentada ao juízo de origem. Segundo o colegiado, essa é a melhor interpretação para a determinação contida no parágrafo 2º do artigo 1.018 do Código de Processo Civil de 2015, pois no Brasil ainda existem autos físicos tramitando em comarcas e tribunais.

Embasamento científico
O Tribunal de Justiça de São Paulo utilizou pesquisas científicas para rejeitar uma denúncia por tráfico e tratar o réu como usuário. Ele havia sido preso com 3,52 g de crack. A decisão do 1º Grupo de Direito Criminal do TJ-SP seguiu o voto da relatora da desembargadora Kenarik Boujikian.

As pesquisas citadas tratam da quantidade de consumo diário de drogas por usuários e, segundo a relatora, a quantidade de entorpecentes apreendida com o réu se adéqua àquelas indicadas nas pesquisas. Além dos estudos, a relatora afirmou que não existe no processo prova de que o entorpecente destinava-se a tráfico ilícito. 

Spacca
Entrevista do mês
Um dos autores da proposta de trocar cinco tributos por um, que conquistou os candidatos a presidente da República, o tributarista Eurico De Santi explicou em entrevista à ConJur em setembro como será feita essa unificação e qual seu objetivo.

"A reforma não vai mexer na carga tributária nem permite a concessão de benefício fiscal. É um imposto para arrecadar e quem paga é o consumidor", disse.

Segundo De Santi, o imposto agregado servirá para informar o cidadão sobre o que ele está pagando. "Nossa ideia é de um imposto não regressivo, que serve para arrecadar e não para fazer política fiscal nem para induzir investimento."

Leia outras entrevistas:
*Nelson Tomaz Braga, advogado e ex-presidente do TRT-1: "O Direito do Trabalho é protecionista, mas a Justiça do Trabalho não pode ser"
*Rodrigo Roca, criminalista e advogado de Sérgio Cabral: "Operação 'lava jato' foi instaurada no Rio para investigar Sérgio Cabral"
*Jorge Souto Maior, desembargador do TRT-15: "Justiça do Trabalho deve garantir acesso dos trabalhadores à ordem jurídica justa"
*Artur Monteiro, especialista em liberdade de expressão: "Proibição do anonimato no Brasil tem sido usada para justificar censura judicial"

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!