bicho feroz

Gilmar suspende porte e dá 48 horas para Carla Zambelli entregar armas à PF

Autor

20 de dezembro de 2022, 13h31

A partir desta terça-feira (20/12), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) está com o porte de armas suspenso por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A parlamentar tem prazo de 48 horas para entregar todos os armamentos que possui na superintendência da Polícia Federal de São Paulo ou do Distrito Federal.

Reprodução
Carla Zambelli aponta arma para homem em São Paulo, na véspera do segundo turno
Reprodução

A medida cautelar foi pedida ao STF pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, em meio às investigações do episódio em que Zambelli sacou uma arma, apontou para um homem e o perseguiu na região dos Jardins, em São Paulo, às vésperas do segundo turno das eleições.

Na ocasião, Zambelli desrespeitou a lei eleitoral, que proibia o porte de armas justamente na véspera do pleito. Desde então, ela ainda se engajou em manifestações antidemocráticas que levaram o Tribunal Superior Eleitoral a bloquear suas redes sociais.

Para o ministro Gilmar Mendes, é esse cenário que permite a concessão da cautelar, levando em conta o risco de a deputada federal agir para além dos limites da autorização de legítima defesa.

Por outro lado, ele entendeu que a medida de busca e apreensão contra a parlamentar seria muito gravosa. Deu a ela prazo de 48 horas para entregar as armas e munições à Polícia Federal. Após esse período, está autorizada a medida forçada.

Por fim, a decisão monocrática ainda antevê prazo de 60 dias para que Ministério Público Federal e Carla Zambelli tentem viabilizar acordo de não-persecução penal.

Clique aqui para ler a decisão
Pet 10.665

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!