Resumo da Semana

Julgamento sobre ordem das alegações finais de delatores foi destaque

Autor

28 de setembro de 2019, 8h17

O plenário do Supremo Tribunal Federal formou maioria para fixar o entendimento de que réus delatados têm o direito de falar por último nos processos em que também há réus delatores.

O julgamento, contudo, foi suspenso pelo presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, que disse que vai apresentar um voto que contém regras para delimitar a aplicação da decisão do Plenário. 

Apesar de ter anulado a condenação específica de Márcio Ferreira, ficou decidido que a definição sobre a abrangência da decisão será na quarta-feira (2/10).

Conjur

Novo PGR
Um dia depois de ser sabatinado e ter seu nome aprovado no Congresso, Augusto Aras tomou posse como procurador-geral da República nesta quinta-feira (26/9). "Vou, com independência e autonomia, lutar pelas garantias de liberdades individuais e princípios da Constituição Federal e fazer com que possam ser velados por cada membro MP. O MP tem o sagrado dever de velar por todos os valores", disse. 

Empossado, Aras começou a definir sua esquipe de trabalho na PGR. Para o cargo de vice-procurador da República, o novo procurador escolheu José Bonifácio Andrada. O atual vice-procurador eleitoral Humberto Jacques de Medeiros, que atua no Tribunal Superior Eleitoral, vai continuar no cargo. O secretaria de Cooperação Internacional ficará com Hindemburgo Chateaubriand. O secretário-geral da PGR será Eittel Santiago.

Frase da semana

“Não há alinhamento no sentimento de submissão a nenhum dos Poderes, mas há evidentemente o respeito que deve reger as relações entre eles e suas instituições. Asseguro a Vossas Excelências que não faltarão independência e respeito a todas as opiniões”. 
Augusto Aras, novo PGR, durante sabatina no Senado.

Entrevista da semana

Spacca
Presidente do Superior Tribunal Militar, o ministro Marcus Vinícius de Oliveira afirma que a lei que determinou a competência da Justiça Militar para julgar militares por mortes de civis veio para "oferecer a necessária segurança jurídica aos militares que, por ordem legal do presidente da República, eram destacados para cumprir operações de Garantia da Lei e da Ordem".

Em entrevista à ConJur, ele explica que a importância da Justiça Militar se justifica pela necessidade de manutenção dos pilares das Forças Armadas, a hierarquia e a disciplina

Spacca
Abuso de autoridade
"Foi uma absoluta retaliação", sentenciou a juíza estadual Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) e candidata à presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) quando questionada sobre a derrubada dos vetos presidenciais na Lei de Abuso de Autoridade.

"Então eu entendi que isso foi uma retaliação à ação de busca e apreensão no Senado e aos trabalhos da operação 'lava jato' que já vem sendo desenvolvidos há algum tempo", afirmou em entrevista à ConJur. 

Spacca
Pagamento de precatórios
Também foi entrevistado nesta semana o advogado Henrique Carvalho, do escritório Sarmento Advogados Associados, pioneiro em assuntos dos precatórios do extinto Fundef. Para ele, em um grande equívoco judicial, a União tem impedido o pagamento de diversos precatórios sob o argumento de que os advogados não poderiam receber seus honorários posto que as verbas são vinculadas à educação.

"A União Federal perdeu a causa em todas as instâncias. Como forma de postergar o cumprimento de sua obrigação judicial, há 3 anos tem impedido o pagamento de diversos precatórios sob o argumento de que os advogados não poderiam receber seus honorários posto que as verbas são vinculadas à educação.

Ranking

Conjur
Com 171,4 mil acessos, a notícia mais lida mostra a decisão da 1ª Turma do Supremo que anulou habeas corpus concedido pelo ministro Marco Aurélio que impediu a execução da pena de um condenado em segunda instância.

A decisão atende a um pedido da PGR que apontou que a decisão monocrática contrariou entendimento majoritário do Supremo, que permitiu a prisão após a condenação em segunda instância. Para PGR, a decisão favorecia a impunidade.

Com 67,8 mil acessos, a segunda notícia mais lida informa que o Supremo começou a analisar, em julgamento virtual, a constitucionalidade da contribuição previdenciária devida por aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que permaneça em atividade ou a essa retorne.

As dez mais lidas
1ª Turma do STF anula HC de Marco Aurélio para condenado em 2ª instância
Supremo analisa contribuição previdenciária devida por aposentado
Lei sancionada por Bolsonaro obriga cobrar imposto nos acordos trabalhistas
TRF-3 dá bronca em anarquista pacifista e o manda cumprir serviço militar
Bolsonaro sanciona MP que flexibiliza regras trabalhistas
Congresso derruba 18 vetos presidenciais da Lei de Abuso de Autoridade
Nem júri legitima execução antecipada da pena, decide Celso de Mello
Jorge Mussi nega pedido para suspender julgamento de apelação de Lula
Advogado é condenado pela OAB-PE por conceder "muitas entrevistas"
Ação contra Darlan e inércia com Moro são sinal de Estado de exceção, diz associação

Manchetes da Semana
Plenário do STF entende que é direito do réu que é delatado falar por último no processo
Juiz critica ambiguidade de Lei de Abuso de Autoridade ao negar pedido de penhora
Por 68 votos a 10, senadores aprovam Aras à frente da Procuradoria-Geral da República
"281 dias de prisão provisória não são razoáveis", diz Aras ao criticar excessos
Atividade principal para cálculo de aposentadoria é a de maior salário, diz STJ
Congresso reage contra PF e derruba vetos de Bolsonaro à Lei de Abuso de Autoridade
Decisão de Barroso que autorizou busca da PF no Senado pode ir ao Plenário, diz Toffoli
Corte italiana nega extradição de advogado por má condição dos presídios brasileiros
Nem Tribunal do Júri legitima execução antecipada da pena, decide Celso de Mello
Lei reduz exigência de tempo mínimo de prática de advocacia para compor conselho
Marcus Oliveira: "Julgamento por morte de civis pela Justiça Militar garante segurança jurídica"
Processos no TCU pedem esclarecimentos sobre fundo bilionário que iria para Curitiba
Sem orçamento prévio, paciente não é obrigado a pagar por internação hospitalar

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!