exílio peculiar

Aérea deve indenizar brasileiro que teve de ficar um mês na Venezuela

Autor

25 de outubro de 2022, 19h13

Sem comprovação da ré sobre eventual impedimento para cumprimento do contrato na data estipulada, o 3º Juizado Especial Cível de Boa Vista condenou a companhia aérea Copa Airlines a indenizar em R$ 10 mil um cliente brasileiro pelo cancelamento do seu voo de retorno ao país de origem, partindo da Venezuela, durante o início da crise de Covid-19.

123RF
Voo de volta ao Brasil foi cancelado após Governo do Panamá fechar aeroportos123RF

O voo original sairia de Caracas no dia 23 de março de 2020 com destino a Manaus e uma conexão no Panamá. No entanto, três dias antes, a empresa encaminhou um e-mail ao cliente, informando que o governo panamenho havia determinado a suspensão temporária das operações aéreas, devido ao surto de Covid-19 na região. Assim, a Copa teria sido obrigada a cancelar todos os voos entre 22 de março e 21 de abril.

O autor só conseguiu voltar ao país natal em 17 de abril, por meio de uma operação de repatriação de brasileiros promovida pela Força Aérea Brasileira (FAB).

A juíza Bruna Guimarães Bezerra Filho ressaltou que "a responsabilidade da empresa requerida é objetiva, oriunda dos riscos criados pela colocação de seu serviço no mercado de consumo, devendo responder pelos danos por ela causados".

Ao analisar o comunicado da Copa, a magistrada percebeu que a proibição do Governo do Panamá se iniciou apenas às 23h59 do dia 22 de março. Já o voo do autor estava marcado para as 19h15 da mesma data — ou seja, antes do fechamento dos aeroportos.

Desta forma, a ré deveria ter "adotado todas as medidas necessárias a dar cumprimento à prestação do serviço contratado". Em vez disso, deixou o consumidor "sem assistência material e informação" e procedeu sucessivos cancelamentos de voos reacomodados. Isso teria gerado "mais aflição e desespero ao autor, que não via alternativas de retorno".

O cliente foi representado pelo advogado Bruno Wanderley Broetto, do escritório Wypych Broetto Advogados.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 0821977-03.2022.8.23.0010

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!