Consultor Jurídico

Sem provas

TRF-1 tranca investigação que envolve ministro Paulo Guedes

Por 

Colegiado da 13ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu trancar envolvendo o ministro Paulo Guedes
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O juízo da 13ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região trancou a investigação envolvendo Paulo Guedes no bojo da "operação greenfield", do Ministério Público Federal.

A investigação já havia sido suspensa anteriormente em agosto deste ano por determinação do desembargador Ney Bello. O julgamento começou no último dia 22 e encerrado nesta terça-feira (6/10), após voto-vista da desembargadora Maria do Carmo Cardoso e da desembargadora Mônica Sifuentes.

O MPF investigava a participação de Guedes em supostas fraudes em fundos de pensão praticadas pela gestora da qual era sócio antes de assumir o Ministério da Economia.

Ao analisar a matéria, o relator, desembargador Ney Bello, apontou que foi comprovado que não houve fraude ou temeridade na atuação de Guedes.

"É uma vitória da sociedade e do direito de defesa. A decisão reconhece os elementos técnicos que sempre pautaram a defesa de Paulo Guedes no processo: os fundos foram lucrativos e todos os atos foram íntegros, dentro das regras de mercado e do mais alto padrão ético. Aliás, nos mesmos termos já reconhecidos pela CVM", declararam em nota os advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso.

1017273-09.2020.4.01.0000




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 6 de outubro de 2020, 21h21

Comentários de leitores

2 comentários

Só o que faltava.

Vercingetórix (Advogado Autônomo - Civil)

Se foi comprovado que o fundo era lucrativo e que não há nem indícios de ilegalidade, deve-se deixar a investigação correr indefinidamente? Faz algum sentido, sobretudo se tratando de uma pessoa pública?

Dúvida

DJU (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Se o ministro nada fez de errado, por que pleiteou que a investigação fosse trancada? Não seria melhor que exigisse nela que tudo ficasse bem esclarecido para não deixar dúvida sobre seu comportamento?

Comentários encerrados em 14/10/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.