81% dos presos do Rio já receberam primeira dose da vacina contra a Covid-19
8 de julho de 2021, 19h52
No estado do Rio de Janeiro, 34.742 presos (81% da população carcerária do estado) já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19. E a previsão é de que até a próxima semana 100% dos presos da cidade do Rio tenham recebido, pelo menos, a primeira dose da vacina.
Os dados foram apresentados pelo juiz Bruno Rulière, em exercício na Vara de Execuções Penais, em reunião do Comitê Interinstitucional para Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 promovido no Tribunal de Justiça do Rio nesta quinta-feira (8/7).
Bruno Rulière também disse que os presos que ingressam no sistema estão sendo vacinados após as audiências de custódia e que o Rio está avançado na imunização dos detentos em comparação a outros estados.
O juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência Marcelo Oliveira da Silva abordou também a preocupação do comitê com a vacinação dos jovens entre 18 e 21 anos que estão no sistema socioeducativo. “A vacinação dos adolescentes acima de 18 anos já se iniciou. Nós temos, até o fechamento de ontem (7/7), 154 jovens acima de 18 anos vacinados e os que ainda não foram vacinados já têm agendamento em acordo com cada secretaria municipal”, informou a coordenadora de Saúde do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) Eliana Lobo.
Também participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência Rafael Estrela, a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Renata Guarino Martins, o juiz em exercício na Vara de Execuções Penais Marcello Rubioli, a juíza titular da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas da capital, Lucia Mothe Glioche, o defensor público Daniel Diamantaras, a deputada estadual Martha Rocha, o secretário de estado de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro Hirschfeld, a superintendente da Secretaria de estado de Saúde, Karen Athié, o diretor-geral do Degase Marcelo Ramos do Carmo, as representantes do Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça Mariana Leiras e Luciana Simas Chaves de Moraes, e Uranis David de Assumpção, representante do Degase.
O Comitê Interinstitucional para Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 do TJ-RJ foi criado para atuar na fiscalização das medidas adotadas pelo Poder Público para a proteção de direitos fundamentais de pessoas privadas de liberdade e no monitoramento da situação, a fim de subsidiar uma atuação articulada com base em evidências. Com informações da assessoria do TJ-RJ.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!