Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de webinários: acompanhe debates jurídicos durante a quarentena

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Destaque desta quinta-feira (25/6):
9h30 — Imagem do Judiciário brasileiro: reflexões acadêmicas —
O webinar contará com a participação do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal; dos ministros do STJ Og Fernandes, Luis Felipe Salomão e Marco Aurélio Bellizze; da presidente da AMB, Renata Gil; do desembargador do TJ-RJ, professor da FGV e coordenador adjunto do Ciajp, Elton Leme; e do presidente do conselho vientífico do Ipespe, Antonio Lavareda. Clique aqui para se inscrever.

11h — As relações luso-brasileiras em período de pandemia — O evento promovido pela Casa de Portugal de São Paulo, Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa (AJLP) e do Instituto de Investigação Interdisciplinar. Participam Marco Antonio Marques da Silva (professor Titular da PUC e diretor da AJLP) e Eduardo Vera-Cruz Pinto (professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e diretor da AJLP-Portugal). A mediação fica a cargo de Renato Afonso Gonçalves e Miguel de Lemos. Clique aqui para se inscrever. 

11h — Desafios contemporâneos do Ministério Público — Seminário promovido pela TV ConJur terá a participação de Mario Sarrubbo (procurador-Geral de Justiça de São Paulo), Eduardo Gussem (procurador-Geral de Justiça do Rio de Janeiro), Paulo Gustavo Gonet Branco (diretor da ESMPU e subprocurador-geral da República) e  
Luiz Augusto Santos Lima (subprocurador-geral da República). Clique aqui para acompanhar. 

11h — Setor de alimentação no pós-Covid — Os advogados Fernando Zilveti, Roberto Codorniz e Marcela Cavallo vão debater, via zoom, sobre as questões do setor de alimentação, como estruturação de negócio, incidências tributárias e aspectos cíveis. Clique aqui para acompanhar. 

11h — Moda e Marcas na Era da Covid-19 — A especialista em propriedade intelectual Renata Soraia Luiz, sócia de Chiarottino e Nicoletti Advogados,  participa ao lado de outros convidados do evento. Ela falará sobre o desafio da proteção de marcas fictícias. O seminário é promovido pela OAB-PR em parceria com a Unesco, ABPI, ABAPI, IAP, Cesa e Esa, com apoio das Comissões de Assuntos Culturais e de Propriedade Intelectual da OAB-PR. Clique aqui para acompanhar. 

14h30 — Reforma trabalhista, pandemia e trabalho: Um recorte de gênero —  Marilene Oliveira Teixeira, Graça Druck, Hildete Pereira de Melo e Marcia Leite debatem o tema. Clique aqui para acompanhar. 

16h — Brasil e OCDE: Ganhos Ambientais e Econômicos — Evento promovido pela Veirano Advogados terá a participação de Rubens Barbosa, embaixador do Brasil na Inglaterra e nos Estados Unidos (1994-2004) e presidente do conselho superior de Comércio Exterior da FIESP; e Leopoldo Butkiewicz, diretor de Meio Ambiente e América Latina na Secretaria de Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente; com moderação de Ana Luci Grizzi, sócia da área Ambiental do escritório. Clique aqui para acompanhar. 

17h — Novos desafios nas exportações do agronegócio — Os sócios do Mattos Engelberg Advogados debatem as recentes exigências chinesas para produtos agrícolas com Marcos Amorim (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais — Anec) e Marcos Antonio Matos (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil — Cecafé). Clique aqui para acompanhar. 

17h — Fake News: Controle, liberdade e direito — Ronaldo Lemos, Alessandro Vieira, Patrícia Vanzolini e Maria Tereza Sadek debatem o tema no seminário promovido pelo Movimento 133. A mediação fica a cargo de Leonardo Sica. Clique aqui para acompanhar.

17h — Repercussão Geral e Direito Tributário: Casos Relevantes decididos pelo STF — Debate terá a participação de Mirian Lavocat, Mary Elbe Queiroz, Saul Tourinho Leal e Ricardo Bastos. Clique aqui para acompanhar. 

17h — Racismo Estrutural e Institucional — Seminário terá a participação de Tathiane Piscitelli e Fernanda Cimbra Santiago. Clique aqui para acompanhar.

17h — Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil: Avanços e Desafios — Lançamento da 4ª publicação da série Coleção Sustentabilidade Econômica com participação de Aline Gonçalves de Souza, Eliana Bellini Rolemberg, Lais Figueirêdo Lopes, Lilian Almeida, Lucas Seara, Patrícia M.E Mendonça, Silvio San´tana, Stefan Agne e Thiago Lopes Ferraz Donnini. Clique aqui para acompanhar. 

17h30 — Programa de estímulo à cabotagem — BR do Mar — Pedro Neiva, sócio do Kincaid | Mendes Vianna Advogados, modera o debate que terá a participação de Dino Antunes Dias Batista (diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários) e Bruno Azambuja (consultor de relações governamentais). Clique aqui para acompanhar.

19h — Criminalização da Juventude Negra e dos Movimentos Sociais  — Debate terá a participação de Deise Benedito e Gabriel Sampaio. Clique aqui para acompanhar.

20h — Temas atuais de direito penal econômico — Leandro Bastos Nunes e Rodrigo de Grandis debatem o tema. Clique aqui para acompanhar. 

Programe-se:
26/6
10h30 — Celebração do orgulho LGBTQIA+: evolução histórica e inclusão — O escritório Pinheiro Neto Advogados promove seminário que terá a participação do ator e dramaturgo Sérgio Mamberti e do psiquiatra Daniel Cordeiro, que debate a evolução histórica da luta LGBTQI+ no Brasil e os impactos do preconceito no ambiente corporativo. Clique aqui para se inscrever. 

15h — Saída de emergência — O impacto da Lei 14.010 no Direito Privado — Seminário promovido pela TV ConJur terá a participação de Adriana Corrêa (professora da UFPR), Antonio Carlos Ferreira (ministro do STJ), Tarcísio Kroetz (presidente do Instituto dos Advogados do Paraná) e Rodrigo Xavier Leonardo (professor da UFPR). A mediação fica a cargo do conselheiro do CNMP e professor da USP, Otavio Luiz Rodrigues Jr. Clique aqui para acompanhar. 

16h — LGBT+ e o mercado de trabalho: uma conversa sobre desafios, dilemas e realizações — O escritório Lefosse Advogados convida Bruno Crepaldi e Mônica Paes, líderes na temática de diversidade e inclusão, para compartilharem suas histórias, experiências e vivências no mundo corporativo. A mediação fica a cargo dos sócios Carlos Mello, André M. Mileski e Danilo Orlando. Clique aqui para se inscrever. 

17h — Os riscos para administradores e acionistas de empresas — Evento promovido pela TV ConJur terá a participação de Maria Rita Drummond (diretora jurídica do CRSFN e da Cosan S.A), Marcelo Barbosa (presidente da CVM), Sebastião Reis (ministro do STJ) e de Otávio Yazbek (advogado). Clique aqui para acompanhar. 

17h — Direito do Trabalho pós-pandemia — Evento promovido pela AASP terá participação dos seguintes expositores: ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho; desembargadora Gisela Rodrigues, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; da advogada e desembargadora aposentada Regina Dubugras; do juiz do Trabalho Rui César Públio Borges Corrêa; e os advogados: Paulo Sérgio Feuz, Guilherme Brito Rodrigues Filho e Carlos Augusto Monteiro. Clique aqui para acompanhar. 

17h — O Direito em tempos de COVID-19 — Rodrigo Mudrovitsch e Guilherme Pupe conversam com o desembargador do TRF1, Ney Bello; o deputado federal Carlos Zarattini, relator do Projeto de Lei n. 10.887/2018; Paola Aires Correa Lima, ex-procuradora-geral do DF; Maria Tereza Uille Gomes, ex-conselheira do CNJ e ex- procuradora-geral de Justiça do Estado do Paraná; e com Rafael Araripe Carneiro, advogado, mestre em Direito e professor do IDP. O tema será o trabalho de pesquisa desempenhado exatamente por Carneiro a respeito da produção jurisprudencial do Superior Tribunal de Justiça em matéria de improbidade administrativa. Clique aqui para acompanhar. 

29/6
10h — Regulamentação do open banking no Brasil — Discutem o tema Leonardo Cruz (Pinheiro Neto Advogados), Mariana Maduro (Veirano Advogados) e Simone Luvizan (Octua e Centro de Microfinanças FGV). Clique aqui para se inscrever. 

15h — Dificuldades e soluções ambientais no cenário da pandemia — O Lefosse Advogados convida Patrícia Iglecias (presidente da Cetesb) e Yuri Rugai Marinho (diretor da Eccon Soluções Ambientais) para debater sobre dificuldades e soluções ambientais no cenário da pandemia e sobre perspectivas e tendências para o futuro. O evento contará com a participação e mediação dos sócios Guilherme d'Almeida Mota, da prática Ambiental e Rodrigo Junqueira, da prática de Mercado de Capitais e Societário M&A. Clique aqui para acompanhar. 

17h — Neoway DDB talks 2020 — O evento terá a participação de  Roland Vogl, diretor executivo do Codex-The Stanford Center for Legal Informatics. Também participam Humberto Ortiz (data protection manager da Mercedes-Benz), Fabrício Mota (representante do Senado da Autoridade Nacional de Proteção de Dados), Ricardo Lagreca (diretor jurídico do Mercado Livre), Ana Pellegrini (diretora jurídica do Uber), Alexandre Gleria (sócio e head de inovação e tecnologia), José Mauro Decoussau Machado (sócio do Pinheiro Netto), Eloy Rizzo (sócio da área de Compliance & Investigações do Demarest) e Ricardo Fernandes (chief research da Neoway). Clique aqui para acompanhar. 

30/6
17h — A importância da governança corporativa e compliance para as filantrópicas e instituições do terceiro setor — Evento promovido pela Universidade Corporativa Fonif contará com a participação de Custódio Pereira (presidente do Fonif), Antônio Jacinto Caleiro Palma (advogado especializado em direito empresarial e presidente do conselho administrativo do CIEE) e Wilson Carnevalli Filho (mestre em administração de empresas pela FGV-SP, associado e professor nos cursos do IBGC). Clique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 25 de junho de 2020, 8h47

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 03/07/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.