Retrospectiva 2020

Em abril, saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça foi destaque

Autor

24 de dezembro de 2020, 9h02

Em abril de 2020 ocorreu aquela que seria até então a maior crise do governo Jair Bolsonaro desde que o mandatário assumiu, em janeiro de 2019, a presidência. Pouco antes de acabar o mês, no dia 24, Sergio Moro, então ministro da Justiça e Segurança Pública, anunciou sua demissão. A renúncia foi impulsionada pela exoneração do diretor da PF, Maurício Valeixo, que foi indicado ao cargo por Moro. No auge da crise, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem — feita por Bolsonaro —  para a chefia da Polícia Federal.

Enquanto juiz federal de Curitiba, Moro buscou se armar de muitos instrumentos em seu combate à corrupção. Mas foi só depois de anunciar a saída que ele fez seu primeiro disparo de peso: acusou Bolsonaro de interferir politicamente na Polícia Federal. 

"Quando se começa a preencher cargos técnicos de polícia com questões político-partidárias, o resultado não é bom para a corporação. (…) O problema não é quem entra [na PF], mas por que entra. O problema é trocar o comando e permitir que seja feita a interferência política no âmbito da PF", disparou, ao anunciar sua renúncia. 

A exoneração de Valeixo foi mais um episódio de atrito entre Moro e Bolsonaro. Antes disso, a sanção presidencial do apelidado "pacote anticrime" já havia contrariado a maioria das propostas originais de Sergio Moro. A proposta de reforma no Código Penal e o Código de Processo Penal, que virou a Lei 13.964/19, foi sancionada no apagar das luzes de 2019 e o texto aprovado pelo Congresso sofreu 25 vetos. A Casa Civil havia sugerido 38 vetos. 

Alçado a figura de herói nacional contra a corrupção por julgar os casos da operação "lava jato" na 13ª Vara Federal de Curitiba, Moro aceitou o convite para assumir o Ministério da Justiça em novembro de 2018.  À época, afirmou que via no cargo uma chance de "consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos, por um bem maior".

Veja as principais notícias do mês na coluna Resumo da Semana:

4/4 – MP que permite suspensão de contrato de trabalho foi destaque
11/4 – Debate sobre regras emergenciais em tempos de Covid-19 foi destaque
18/4 – Decisão do STF sobre competência de estados e municípios na saúde foi destaque
25/4 – Crise que resultou na saída de Moro do Ministério da Justiça foi destaque

Coronavírus
Se em março o Brasil via o avanço ainda tímido do novo coronavírus, em abril a epidemia começou a ganhar força: foram 85 mil infectados e quase seis mil mortos desde que a Covid-19 desembarcou no país. Além dos impactos na saúde, a epidemia também começou a bater na economia e na sobrevivência das empresas.

Jarun Ontakrai
Em abril, consequências do novo coronavírus ganharam força
    Jarun Ontakrai

Por causa disso, uma série de iniciativas emergenciais começaram a ser editadas ou a entrar em vigor. Foi o caso, por exemplo, da MP 936/20, que começou a valer, permitindo, entre outra coisas, a suspensão do contrato de trabalho por 60 dias e o corte de 70% do salário dos trabalhadores. 

A nova MP trouxe, resumidamente, três itens de grande relevância: (i) redução proporcional de jornada de trabalho e salário; (ii) suspensão temporária do contrato de trabalho e (iii) pagamento de benefício emergencial de manutenção do emprego e da renda, inclusive, em decorrência da redução de salários e suspensões de contratos de trabalho.

Abril foi o mês em que o Senado aprovou o Projeto de Lei 1.179/20, que suspendeu temporariamente leis do Direito Privado durante a epidemia. A votação foi unânime. O texto foi sancionado, com vetos, apenas em junho. 

Competência de estados e municípios
Também foi em abril que o Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, que a competência concedida à Agência Nacional de Vigilância Sanitária pela Medida Provisória 926/20 não afasta a competência concorrente de estados e municípios sobre a saúde pública. 

Dorivan Marinho/SCO/STF
Em abril, STF decidiu sobre competência concorrente da União, estados e Municípios

A MP em questão alterou dispositivos da Lei 13.979/20, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública causada pela Covid-19. A ação julgada pelo Supremo foi ajuizada pelo Partido Democrático Trabalhista. 

A medida provisória, segundo Marco Aurélio, relator do processo, foi editada em situação de urgência, para mitigar a crise internacional de saúde que chegou ao Brasil. Assim, para o ministro, as providências previstas pela MP "não afastam atos a serem praticados por Estado, o Distrito Federal e Município considerada a competência concorrente na forma do artigo 23, inciso II, da Lei Maior". 

A decisão, portanto, ratificou a concorrência concorrente da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para "cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência".

Entrevista do mês
Em entrevista exclusiva à ConJur, a ministra Maria Cristina Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho, afirmou que a força vinculante dos precedentes não é importante apenas para promover segurança jurídica e previsibilidade nas decisões. Ela serve, especialmente, para evitar o ativismo judicial, garantindo o chamado "minimalismo judicial".

Spacca
Em abril, ConJur entrevistou ministra Maria Cristina Peduzzi
com exclusividade

Isso significa, de acordo com a ministra, que antes de decidir, o juiz tem que conhecer suas capacidades institucionais, sabendo por exemplo a quantidade de processos em seu acervo, além de quantos assessores dispõe e quais as competências que precisa exercer.

"A lei deve, quando é necessário, proteger. Mas não o juiz. O juiz tem que ser isento. O juiz não é protetor de A ou B. Porque advogado pode ter paixão, e até deve, na defesa do seu cliente e da causa, mas o juiz tem que ter celeridade, neutralidade, equilíbrio e equidistância das partes. E tem que aplicar a lei", disse. 

Veja outras entrevistas de abril:

* Pierpaolo Cruz Bottini, criminalista e livre-docente: "Respostas rápidas e rasas para demandas populares geram consequências graves"

* Rogerio Neiva Pinheiro, juiz e ex-auxiliar na vice-presidência do TST: "Sem resolução do CNJ, solução de conflitos era feita de forma despreparada"

* Ives Gandra, ministro do TST – Juízes trabalhistas rejeitam flexibilizar legislação como se não houvesse pandemia, diz Gandra

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!