Consultor Jurídico

Atos antidemocráticos

Polícia Federal prende mais uma vez blogueiro bolsonarista Oswaldo Estáquio

Blogueiro usa tornozeleira eletrônica e teria saído de casa várias vezes
YouTube/Reprodução

O blogueiro Oswaldo Eustáquio foi detido pela Polícia Federal no começo da tarde desta sexta-feira (18/12) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Moraes determinou a prisão preventiva do militante bolsonarista após ele descumprir ordem de prisão domiciliar. Suspeito de participar da organização de atos contra as instituições democráticas, o blogueiro usa tornozeleira eletrônica e teria saído de casa várias vezes.

"Após sucessivas oportunidades concedidas ao investigado, ele continuou a insistir na prática dos mesmos atos que lhe foram anteriormente vedados por expressa determinação da Justiça, situação que revela a inutilidade das medidas cautelares impostas, bem como a própria ineficácia da prisão domiciliar, haja vista que Oswaldo Eustáquio Filho, ao invés de permanecer no interior da sua residência cumprindo o que lhe fora determinado, continuou circulando livremente além do limite permitido. Impõe-se, portanto, a decretação da prisão preventiva, haja vista que as medidas impostas não alcançaram o efeito disciplinar e pedagógico que eram esperados", escreveu o ministro na ordem de prisão.

Ao ser preso, Eustáquio disse ser alvo de censura e se enrolou em uma bandeira do Brasil. O blogueiro foi preso pela primeira vez em junho.

O inquérito aberto no STF apura o financiamento de atos antidemocráticos ocorridos no país nos últimos meses. Alexandre de Moraes autorizou, a pedido da PGR, a quebra de sigilo bancário de 37 pessoas, dentre elas 11 parlamentares.

PET 8.961




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 18 de dezembro de 2020, 20h33

Comentários de leitores

2 comentários

Ótimo

Servidor estadual (Delegado de Polícia Estadual)

Bom saber que a ótica do STF é de que certas opiniões são crimes,veja Benedita pedindo sangue,MST invadindo e destruindo propriedades,quem não se lembra da EMBRAPA. O governo Bolsonaro chegará ao fim, em breve,mas a jurisprudência estará aí, e o país deverá manter a ordem, assim espero, ou será que voltará a ser movimento social?

Errata:

Michelle Lopes (Professor)

Prezados, o rapaz não é bloqueio. É jornalista por formação. Dessa forma temos uma outra visão, como, por exemplo, a liberdade de imprensa.

Comentários encerrados em 26/12/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.