Atos antidemocráticos

Por ordem de Alexandre, PF encontra e prende blogueiro bolsonarista

Autor

26 de junho de 2020, 16h22

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (26/6), em Campo Grande, o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, no inquérito que investiga apoio e organização de atos antidemocráticos.

Reprodução
O blogueiro Oswaldo Eustáquio
Reprodução

Marido da atual secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena, a PF suspeitava que ele estava se escondendo das autoridades. 

Eustáquio havia sido alvo de busca e apreensão solicitada pela Procuradoria-Geral da República deflagrada no último dia 15, por sua relação com os atos que pedem o fechamento do Congresso e do STF, mas não foi encontrado pela PF em seus endereços.

O blogueiro, ainda segundo a PF, havia visitado recentemente uma cidade da fronteira do Brasil com o Paraguai. A prisão dele é temporária (com validade por cinco dias).

Eustáquio é próximo da extremista Sara Giromini, que também havia sido presa, mas foi solta nesta semana sob a condição de que usasse tornozeleira eletrônica.

No início do governo de Jair Bolsonaro, o blogueiro atuava informalmente em Brasília se identificando como assessor de imprensa da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

O inquérito sobre os atos antidemocráticos busca provas do financiamento orquestrado da realização de atos pelo país nos últimos meses. Alexandre de Moraes autorizou, a pedido da PGR, a quebra de sigilo bancário de 37 alvos envolvidos nos atos, dentre eles 11 parlamentares alvo da investigação. Em sua decisão que autorizou buscas e quebras, afirmou que existe "real possibilidade de associação criminosa" nesses atos.

Inq 4.828

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!