Caso das Rachadinhas

Rede pede afastamento de general Heleno e Alexandre Ramagem

Autor

11 de dezembro de 2020, 21h11

Palácio do Planalto
Rede pede afastamento de Heleno e Ramagem por uso da Abin para auxiliar defesa de Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas
Palácio do Planalto

A Rede Sustentabilidade pediu que o STF determine o afastamento do general Augusto Heleno e de Alexandre Ramagem dos cargos de ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional e diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, respectivamente.

O pedido da legenda foi enviado nesta sexta-feira (11/12) e foi provocado por reportagem da revista Época, segundo a qual a Abin produziu dois relatórios para auxiliar a defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), acusado de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Um dos documentos afirma ter como finalidade "defender FB [Flávio Bolsonaro] no caso Alerj, demonstrando a nulidade processual resultante de acessos imotivados aos dados fiscais de FB". Os relatórios teriam sido encaminhados ao senador por WhatsApp e, em seguida, enviados por ele para a sua advogada.

Na petição enviada ao ministro Ricardo Lewandowski — que é relator de inquérito que apura a atuação de Heleno e Ramagem em encontro com os advogados de Flávio Bolsonaro —, o partido pede que o ministro determine não apenas o afastamento dos dois, mas também proíba a Abin, o GSI e a Presidência de fazer qualquer solicitação à Receita Federal ou ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O caso também provocou uma representação conjunta contra o Flávio Bolsonaro no Conselho de Ética do Senado, subscrita pelo Psol, PT e Rede. Em nota conjunta, os partidos argumentam que os novos fatos confirmam que o filho do presidente Jair Bolsonaro vem praticando ilegalidades durante o exercício do mandato parlamentar.

"Em países de democracia consolidada, o uso de um órgão de segurança pelo presidente da república e seus familiares para fins pessoais daria em imediata queda do governo. A sociedade brasileira espera por uma investigação e julgamento adequados dos graves fatos narrados. Nossa democracia não pode fechar os olhos para denúncias tão contundentes", diz trecho da nota.

Clique aqui para ler o pedido do Psol ao STF
Clique aqui para ler a representação contra Flávio Bolsonaro

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!