Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo, por meio do mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

4/5
9h — Uma discussão sobre os princípios básicos do Blockchain, incluindo Criptomoedas, NFT, CBDC, e DAOs — Este é o tema do seminário online que a Fábrica de Startups promove, com a participação especial do advogado Daniel Becker, sócio das áreas de Resolução de Disputas e de Proteção de Dados do BBL Advogados; e do pesquisador Mohammad Zia, que é Sinclair-Kennedy Reseearch Fellow na Universidade de Harvard e International Fellow no Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio). O debate será mediado por Isabela Pureza, da N8 For Startups. Clique aqui para acompanhar.

11h30 — III Seminário Internacional de Constitucionalismo Digital — Série de eventos organizada pelos Professores Francisco Balaguer Callejón (Universidade de Granada), Ilton Norberto Robl Filho (IDP e CCONS-UFPR) e Ingo Wolfgang Sarlet (PUC-RS), com o tema "Constituição, Estado de Direito e Tecnologia". Catarina Botelho, da Católica do Porto, debate "Discriminação Algorítmica"; Laura Schertel Mendes (IDP, UNB e pesquisadora visitante na Universidade de Frankfurt – Fundação Alexander von Humbolt), discute "Discriminação Algorítmica e Proteção de Dados Pessoais"; Clara Iglesias Keller (Pesquisadora senior no WZB Berlim), fala sobre "Administração Pública Digitalizada: o Caso dos Aplicativos de Rastreamento de Covid-19". Preside o evento Estefânia Maria de Queiroz Barboza (CCONS-UFPR e Uninter). Clique aqui para se inscrever.

5/5
9h30 — Da Comunhão Parcial no Casamento e na União Estável: Aspectos Atuais no Direito de Família e no Direito das Sucessões — O evento receberá os palestrantes Rafael Calmon, juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES) e doutor em Direito Processual Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e o professor da Emerj Luiz Paulo Vieira de Carvalho, mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (FDUL). Clique aqui para se inscrever. 

11h30 — III Seminário Internacional de Constitucionalismo Digital — Série de eventos organizada pelos Professores Francisco Balaguer Callejón (Universidade de Granada), Ilton Norberto Robl Filho (IDP e CCONS-UFPR) e Ingo Wolfgang Sarlet (PUC-RS), com o tema "Constituição, Estado de Direito e Tecnologia". Mariana Canotilho, juíza do Tribunal Constitucional de Portugal, palestra sobre "Estado de Direito na era Digital: Desafios para os Direitos Fundamentais"; João Paulo Bachur, do IDP, aborda o "Direito Fundamental à Liberdade de Expressão e Mediação Tecnológica"; Vasco Pereira da Silva, de Lisboa, fala de "Direitos Fundamentais Procedimentais e Constitucionalismo Digital". Preside o evento Carolina Costa Ferreira, do IDP. Clique aqui para se inscrever.

6/5
11h30 — III Seminário Internacional de Constitucionalismo Digital — Série de eventos organizada pelos Professores Francisco Balaguer Callejón (Universidade de Granada), Ilton Norberto Robl Filho (IDP e CCONS-UFPR) e Ingo Wolfgang Sarlet (PUC-RS), com o tema "Constituição, Estado de Direito e Tecnologia". Gabrielle Sarlet (PUC-RS), faz palestra sobre "Separação Informacional de Poderes"; Victor Fernandes, do IDP, discute "Administração Pública e Dilemas da Era Digital". Preside o evento Monica Sapucaia, do IDP. Clique aqui para se inscrever.

10/5
10h30 — Trabalho Infantil: Guia para cobertura jornalística — Live de lançamento de publicação elaborada pela ANDI — Comunicação e Direitos, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). Clique aqui para acompanhar. 




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 4 de maio de 2022, 8h21

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 12/05/2022.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.