Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

Até 1º de outubro
9h30 —  8º Seminário Internacional Direito, Tecnologia & Inovação —  Evento é promovido pela PUCRS, Grupo de Estudos em Direitos Fundamentais e Grupo de Estudos em Proteção de Dados do PPGD da PUC-RS, IDP — Centro de Estudos Europeus e Alemães, CDEA, PPGD da UFRGS, PPGD CESMAC, Rede Direito Civil Contemporâneo — Universidade de Granada e Cátedra Jean Monnet. A programação reúne especialistas brasileiros e de universidades da Alemanha, Canadá e Portugal. Clique aqui para ver a programação completa e se inscrever.

28/9 a 5/10
19h — 25 anos da Lei de Arbitragem —  Eliana Baraldi e Olavo Alves Ferreira coordenam uma série de eventos que reúnem destacados e atuantes nomes da arbitragem em uma série especial de quatro eventos que aborda os sucessos da lei e os pontos de debate. Clique aqui para acompanhar. 

29/9 a 30/9
8h — Congresso internacional de proteção de dados — A CEO da Dados Legais, Luiza Leite, irá participar do Congresso Internacional de Proteção de Dados, organizado pela Juristas Academy e a Digital Law Academy. O Congresso acontece das 8h às 19h, com direito a certificado de participação com carga horária de 20 horas para aqueles que adquirirem a inscrição que dá direito ao certificado, no valor de R$ 99, ou gratuito para aqueles que optarem por assistir sem o certificado. Clique aqui para se inscrever. 

9h — LGPD Penal: Proteção de Dados e seus Impactos na Investigação Criminal — Evento promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública terá palestras, conduzidas por especialistas, procuradores da república, delegados federais e advogados, vão abordar matérias sobre evolução tecnológica e técnicas de investigação criminal, discussão da proteção de dados para fins penais e os desafios de uma nova estrutura da investigação. O evento também será aberto a perguntas para ampliar e qualificar o debate entre os participantes, com o objetivo de fortalecer propostas e ações de combate à corrupção de lavagem de dinheiro no país. Clique aqui para acompanhar. 

29/9
11h — Projeto de lei sobre a cobertura para os antineoplásicos orais – desafios e controvérsias — O evento será aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez. Os debates serão mediados pelo presidente da Comissão de Direito Administrativo, Emerson Afonso da Costa Moura. Clique aqui para acompanhar. 

14h — Liberdade de expressão e redes sociais — Existe limite para liberdade de expressão? Qual seria esse limite? Como tratar a liberdade de expressão nas redes sociais? É necessário a moderação de conteúdo? Para responder a essas e a muitas outras questões, pesquisadores, mestres e doutores se reunirão virtualmente no evento promovido pela Emerj. Clique aqui para se inscrever. 

18h — O novo lugar do Congresso nas relações Executivo e Legislativo no Brasil — A Escola de Políticas Públicas e Governo da FGV promoverá um debate online com a participação de Fernando Meireles (doutor em Ciência Política pela UFMG) e João Villaverde (mestre e doutorando em Administração Pública e Governo pela FGV-SP). Clique aqui para se inscrever. 

19h — Governança e segurança para investidores — Daniel Passinato, professor e Advogado especialista em Direito Empresarial e Direito das Startups e sócio do Escritório Passinato & Graebin, conduz o webinar que apresenta novidades regulatórias e outros assuntos sobre os FIDC serão apresentados de forma simples para que todos possam acompanhar. Clique aqui para se inscrever. 

30/9 e 1/10
17h30 — O Ministério Público de uma nova era — reflexões e projeções — A solenidade de abertura terá as presenças dos presidentes do CNMP, procurador-geral da República Augusto Aras, do CNPG, procuradora-geral de Justiça do Amapá Ivana Lúcia Franco Cei, da Conamp, Manoel Murrieta e do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Marcelo Dornelles.
A programação completa pode ser acessada aqui. O evento também terá a participação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que fará a conferência de encerramento. O governador Eduardo Leite também estará presente no evento. Clique aqui para acompanhar. 

30/9
9h — Reforma tributária para o planejamento patrimonial e sucessório — Fernando Colucci, sócio da área tributária do Machado Meyer Advogados, é um dos convidados do Conexão Capital, espaço de encontros online e ao vivo produzido pela revista Capital Aberto, para abordar sobre os impactos da reforma tributária para o planejamento patrimonial e sucessório. Clique aqui para se inscrever.

10h — Biodiversidade e infraestruturas críticas — Em seminário online promovido pelo IREE Soberania e Clima, especialistas em Defesa e Meio Ambiente discutem a relação entre a biodiversidade e o funcionamento e a segurança das infraestruturas críticas do país. Participam do debate o coronel do Exército André Luciano Bittencourt Barbosa, diretor do Depto. de Assuntos da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; a professora Mercedes Bustamante, da UnB e membro da Academia Brasileira de Ciências; o ex-ministro da Defesa e presidente do ISC, Raul Jungmann; e o general Sérgio Etchegoyen, presidente do Conselho do ISC e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional no governo Temer. Clique aqui para assistir.

10h — Prova e Processo no Século 21 — Evento promovido pelo IDP terá palestra do professor da Universidade de Coimbra, Rui Cunha Martins. Após a palestra também participam de debate Ademar Borges (professor do programa de mestrado e doutorado do IDP) e o advogado Eduardo Sanz. Clique aqui para acompanhar. 

17h — Criminologia na Casa de Montezuma — O professor do curso de especialização em Direito Penal e Criminologia do Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC), Juarez Cirino dos Santos será um dos palestrantes do webinar do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Também farão palestras a presidente da recém-criada Comissão de Criminologia do IAB, Marcia Dinis, e a pós-doutora em Criminologia e Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA) Vera Pereira de AndradeClique aqui para acompanhar. 

19h — Revista do Advogado  A Aasp promove webinar gratuito de lançamento da edição número 151 da Revista do Advogado, que abordará questões de Direito Privado contemporâneo, a partir do pensamento do jurista Zeno Veloso. A diretora da revista e vice-presidente da Aasp, Fátima Cristina Bonassa, e os coordenadores da edição, os professores Giselda Hironaka e José Fernando Simão, recebem os articulistas e advogados Ana Luiza Maia Nevares, Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk, o desembargador, Jones Figueirêdo Alves e o ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro. Clique aqui para se inscrever.

19h — Evolução do sistema financeiro nacional e suas oportunidades — A palestra gratuita será ministrada por Cíntia Falcão, consultora jurídica da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento). Clique aqui para se inscrever

19h — Análise e contestação administrativa do FAP — Para debater a importância deste recurso, a BMS Projetos & Consultoria reunirá dois especialistas no assunto: Salmen Ghazale, advogado e presidente da Abradem (Associação Brasileira de Incentivo e Defesa da Livre Iniciativa), e Alfredo Rodriguez, sócio e diretor-técnico da BMS. Clique aqui para se inscrever. 

1º/10
12h —  Conferência Latino-americana sobre proteção de dados e inteligência artificial — O Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas promove evento focado nos principais desafios e oportunidades da implementação da IA na região, no que diz respeito à proteção de dados. Clique aqui para se inscrever. 

4/10
18h30 — O Marco Temporal e a Questão das Terras Indígenas — A abertura da reunião será feita pela diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia e pelo juiz André Nicolitt.  O encontro terá a participação especial do juiz do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR) Erick Cavalcanti Linhares Lima e da promotora de Justiça Lívia Sant’anna VazOs palestrantes serão: o procurador da República Júlio José Araújo Júnior; o professor Daniel Sarmento; o professor Jorge da Silva Gomes;  Ana Patté e Juscelino Tabajara. Clique aqui para se inscrever.  

7/10 e 8/10
9h — A pandemia e seus reflexos no mundo do trabalho — O TRT-15 promove a 21ª Edição do Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. Organizado pela Escola Judicial da Corte e pelo Instituto Jurídico de Incentivo ao Estudo do Direito Social (Injieds), o evento reúne especialistas do Brasil e do exterior que discorrerão sobre o direito do trabalho emergencial; os conflitos coletivos; a ação civil pública no contexto pandêmico. Clique aqui para se inscrever.

13/10
18h  — Os desafios para a defesa da concorrência no Brasil — Promovido Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e a Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o evento contará com a presença do presidente do Cade, Alexandre Cordeiro. A mediação da conversa será feita pelo professor Vicente Bagnoli, responsável pela disciplina "Competition Policy for Economic and Human Development", do programa de pós-graduação de Direito Político e Econômico da faculdade. Clique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 29 de setembro de 2021, 8h13

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 07/10/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.