Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

21/9 a 23/9
8h — 18ª edição do CertForum — O evento tem como objetivo apresentar e debater a utilização de certificados digitais padrão ICP-Brasil em aplicações que resultam na prestação de serviços a empresas e cidadãos, propondo discutir a importância da certificação digital na modernização da administração pública federal, estadual e municipal. Clique aqui para se inscrever.

22/9
9h — Desafios da reforma tributária — Evento promovido pelo portal Migalhas debate os desafios da reforma tributária. O seminário é dividido em três painéis que discutem temas a possibilidade de uma reforma expandida e a reforma do imposto de renda. Clique aqui para acompanhar. 

9h30 — Saúde Suplementar e Desenvolvimento — Especialistas discutem, entre outros assuntos, a repercussão da reforma tributária, em tramitação no Congresso, no setor de saúde. Participam do evento Renato Nunes, sócio do Machado Nunes Advogados (representando o Sindhosp) e representantes da ANS, do Ministério da Saúde, da Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB-RJ), da Comissão de Saúde da Alerj e da Arquitetos da Saúde. Clique aqui para acompanhar.

11h — Inflação e Conjuntura econômica — O ex-ministro da Fazenda e ex-deputado federal Antônio Delfim Netto é o convidado especial do seminário virtual promovido pelo Centro de Estudos de Economia do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), que contará com os debatedores Walfrido Warde, presidente do IREE e sócio fundador do Warde Advogados, e Juliane Furno, economista-chefe do IREE. Clique aqui para assistir.

11h — Cidades do amanhã — O advogado Marcos Ludwig, sócio da área de Infraestrutura & Projetos e do French Desk do Veirano Advogados, representará o escritório no painel "Modelos de contratação em iluminação pública e eficiência da gestão", no contexto da edição 2021 do evento. Clique aqui para se inscrever. 

14h — Novo Marco Legal do Reempreendedorismo — O objetivo do encontro promovido pela Aasp é discutir o projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, que tem por finalidade facilitar a reestruturação de dívidas de micro e pequenas empresas e tornar os procedimentos mais simples, rápidos e baratos, por meio da negociação extrajudicial. De autoria do Senado, a proposta também permite a renegociação simplificada em juízo ou a liquidação sumária dos bens para quitar dívidas. Clique aqui para se inscrever. 

14h40 — Como diminuir a burocracia tributária do seu e-commerce — Evento promovido pela Dootax, startup de simplificação de rotinas fiscais por meio do uso de tecnologia, em parceria com o Sebrae Connect. Haverá apresentação de dados e exemplos de como a automação do e-commerce pode driblar a burocracia e produzir mais resultados de vendas, transformar os negócios e encurtar o tempo de entrega. Participam do encontro Éder Pelus, gestor de alianças e pré-vendas; Paulo Bancaglion, líder de inside sales da Dootax; e Vinicius Brito, head de finanças da Sallve. Clique aqui para se inscrever.

16h30 — Por que o Brasil precisa de Paulo Freire? — Em homenagem ao centenário do filósofo e educador Paulo Freire, o Centro de Estudos Brasileiros do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) promove este evento online, que terá a participação das educadoras Lisete Arelaro, professora da Faculdade de Educação da USP, Mariana Pasqual, coordenadora do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo, Maria do Carmo Luiz Caldas Leite, doutora e mestre em Educação e professora titular da Unisantos, e Rosana Fernandes, coordenadora pedagógica da Escola Nacional Florestan Fernandes. O encontro será coordenado por Rosane Borges, jornalista e pesquisadora do Colabor (ECA-USP), e por Silvio Almeida, advogado e presidente do Centro de Estudos Brasileiros do IREE (CEB/IREE). Clique aqui para assistir.

17h — Da teoria à prática: saiba o que uma empresa precisa fazer para se adequar à LGPD — Com Maria Cristina Fleming, advogada e consultora no assunto. Evento promovido pela Milvus, companhia brasileira da área de TI que oferece serviços de adequação à lei. Clique aqui para acompanhar. 

18h — 2º Seminário Internacional sobre Estado e Instituições — Em evento promovido pela Universidade Federal Fluminense, Márcia Oliveira, Gabriela Neves Salerno e Monica Sichel Gurvitz, do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello, apresentam o trabalho "Propriedade Industrial: patentes farmacêuticas e a pandemia da Covid-19". Clique aqui para acompanhar.

18h30 — Onde os empregadores mais erram — Palestra ministrada pelo juiz federal do trabalho Marlos Melek integra a programação do 1º Meeting de Administração Condominial. O evento é organizado pela Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP). Clique aqui para se inscrever. 

19h — Polifonia Urbana: arquiteturas, urbanismos e mediações — Marcelo Terra, sócio fundador do escritório Duarte Garcia, Serra Netto e Terra, participa da live de lançamento do livro "Polifonia Urbana: arquiteturas, urbanismos e mediações”, organizado pela Editora Senac e pela KPMO Cultura e Arte. A obra de Adriana Levisky lança um debate sobre o papel estratégico do arquiteto urbanista, as interlocuções possíveis e necessárias na cidade contemporânea, e também os desafios e possibilidades a partir da aplicação de instrumentos jurídico-urbanísticos. Clique aqui para acompanhar. 

23/9 e 24/9
14h — Governança, transparência e controles internos municipais — Durante o evento, será lançada a publicação digital "As boas práticas do Ministério Público para Fomento e Aprimoramento da Governança, dos Controles Internos e da Transparência dos Municípios", pelo conselheiro Silvio Amorim e pelo promotor de Justiça Samuel Dal-Farra Naspoli. Clique aqui para se inscrever.

23/9
11h — A jurisprudência da CVM diante de ilícitos no mercado de ações — Os advogados Marcela Cavallo, Renato Boreli e Fernando Zilveti, da Zilveti Advogados, debaterão sobre alguns mecanismos ilícitos utilizados no mercado, os impactos à ordem financeira e como a CVM tem atuado nesses casos. Em live com interação prática, os advogados irão analisar o posicionamento da CVM em casos de spoofing, layering, insider tradingfront runner, por exemplo. Clique aqui para acompanhar o evento.

11h — Webinar Criminal e Compliance — Pedro Beretta, sócio da Höfling e especialista em Direito Criminal, será um dos palestrantes, ao lado de Maria Fernanda Toledo, assessora jurídica de Controle Externo e DPO do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), e dos sócios de serviços forenses da Grant Thornton Vitor Pedrozo, Everson Probst e Honazi Farias. Clique aqui para se inscrever. 

14h — Política de Justiça Restaurativa da 4ª Região — A abertura da conferência será feita pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fernando Tomasi Keppen, pelo presidente do TRF4, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, e pela coordenadora do Sistcon, desembargadora federal Vânia Hack de Almeida. Clique aqui para acompanhar. 

17h — As tendências da LGPD: Cenário atual das empresas, expectativas e tendências da lei — Com Davis Alves, membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados. Evento promovido pela Milvus, companhia brasileira da área de TI que oferece serviços de adequação à lei. Clique aqui para acompanhar.  

18h — Desafios das empresas financeiras digitais — O evento da Emerj que tratará do tema será aberto pelo desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, presidente do Fórum, e o desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, vice-presidente do Fórum, será o moderador.  Os palestrantes serão: o professor da FGV Flávio Maia Fernandes dos Santos, procurador aposentado do Banco Central e mestre em Direito pela New York University School of Law, e o advogado Jairo Saddi, árbitro e parecerista em São Paulo e doutor em Direito Econômico pela USP. Clique aqui para se inscrever. 

19h — Novidades justiças federal e trabalhista — Evento promovido pela Data Lawyer terá a participação do CEO da entidade, Caio Santos, e o assistente jurídico Gabriel Marconi. Clique aqui para se inscrever.

27/9
10h — A importância das investigações internas para resolução de crimes corporativos — Terceiro webinar do Ciclo de Debates sobre Investigação Privada e Integridade Empresarial terá a participação de John Scanlon e Avi Perry, procuradores do Departamento de Justiça dos EUA; Antônio Carlos Bigonha, subprocurador-geral da República; Walfrido Warde, presidente do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE); Valdir Simão, ex-ministro-chefe da CGU e vice-presidente do IREE; e Leandro Daiello, ex-diretor geral da Polícia Federal e diretor do IREE. O evento será gratuito e aberto ao público. Clique aqui para assistir.

10h — Previdência Social e Economia Digital — O Núcleo de Direito Tributário do Mestrado Profissional da FGV Direito SP promove um seminário gratuito com o objetivo de discutir quais os efeitos dessa modificação da relação de trabalho gerada pela economia digital tanto na perspectiva empresarial quanto na perspectiva trabalhista e, principalmente, à luz do futuro da Previdência Social no país. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Seminário: Atualidades no Direito Civil — Em homenagem ao jurista alemão Claus-wilhelm Canaris, considerado um dos maiores especialistas em Direito Civil, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) promove o evento que terá a participação de Hans Christoph Grigoleit, professor da Ludwig-Maximilians-Universität München, e Nelson Nery Júnior, doutor em Direito Processual Civil pela Universität Friedrich-Alexander Erlangen-Nümberg e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). E as moderadoras serão: a desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar da Emerj e mestre em Direito pela Unesa, e a professora Karina Nunes Fritz. Clique aqui para se inscrever.  

30/9
10h — Biodiversidade e infraestruturas críticas Em seminário online promovido pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) Soberania e Clima (ISC), especialistas em Defesa e Meio Ambiente discutem a relação entre a biodiversidade e o funcionamento e a segurança das infraestruturas críticas do País. Participam do debate o coronel do Exército André Luciano Bittencourt Barbosa, diretor do Depto. de Assuntos da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; a professora Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília e membro da Academia Brasileira de Ciências; o ex-ministro da Defesa e presidente do ISC, Raul Jungmann; e o general Sérgio Etchegoyen, presidente do Conselho do ISC  e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional no governo Temer. Clique aqui para assistir.

19h — Revista do Advogado —  A Aasp promove webinar gratuito de lançamento da edição número 151 da Revista do Advogado, que abordará questões de Direito Privado contemporâneo, a partir do pensamento do jurista Zeno Veloso. A diretora da revista e vice-presidente da Aasp, Fátima Cristina Bonassa, e os coordenadores da edição, os professores Giselda Hironaka e José Fernando Simão, recebem os articulistas e advogados Ana Luiza Maia Nevares, Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk, o desembargador, Jones Figueirêdo Alves e o ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro. Clique aqui para se inscrever.

19h — Evolução do sistema financeiro nacional e suas oportunidades — A palestra gratuita será ministrada por Cíntia Falcão, consultora jurídica da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento). Clique aqui para se inscrever




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 22 de setembro de 2021, 8h18

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 30/09/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.