Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:  

18/10
10h —  4º Seminário Brasil China Dialogue — Camila Mendes Vianna Cardoso, sócia do Kincaid Mendes Vianna Advogados e também presidente da Coordenação Estadual das Relações Brasil-China/OAB-RJ, participa do 4º Seminário Brasil China Dialogue, promovido pela FGV. Clique aqui para se inscrever. 

10h30 — Mais mulheres na política: Sem violência de gênero — Evento promovido pelo TSE terá a participação da ministra Maria Claudia Bucchianeri e da secretária-geral da presidência Aline Osorio e do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso. Também participam o Carlos Horbach, a professora Djamila Ribeiro e fundadora do Black MoneyNina Silva. Clique aqui para acompanhar. 

18/10 a 19/10
9h — 8º Congresso CAM-CCBC de arbitragem — O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) promove evento que aborda o hoje e o amanhã da arbitragem, o método mais utilizado na resolução de disputas comerciais complexas no mundo.  A edição deste ano será 100% digital e gratuita. Clique aqui para se inscrever.

18h —  Reforma tributária — Reunião online do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados irá receber o senador Angelo Coronel, relator do PL 2.337/2021 no Senado. Também participam do evento Ana Cláudia Akie Utume, Cristiane Romano, Eduardo Perez Salusse e o presidente da entidade, Gustavo Brigagão. Clique aqui para acompanhar. 

19h — Corrupção na saúde — O escritório Davi Tangerino e Salo de Carvalho Advogados, em parceria com a Faculdade Palotina (Santa Maria/RS) e o Observatório da Corrupção em Saúde (Unilasalle/RS), promovem o evento que reúne palestras focadas em estudos de casos e que abordarão os distintos níveis de resposta jurídica (penal, administrativa e política) por ilícitos praticados na área da saúde, tais como corrupção (ativa e passiva), fraude à licitação, ausência de repasse de cotas obrigatórias e superfaturamento em contratos. Clique aqui para acompanhar.

18/10 a 25/10
9h —  Aspectos econômicos da contratação pública na Lei 14.133/21 — O Instituto Brasileiro de Economia da FGV terá a participação de Luciano Elias Reis, vice-presidente; Marcus Vinicius Reis de Alcântara, diretor financeiro; Hamilton Bonatto, membro fundador; e Ronny Charles Lopes de Torres, secretário-geral. Os palestrantes contam com a moderação de Tulio Barbosa, superintendente de Infraestrutura e Mercados Governamentais do FGV Ibre, unidade da FGV com expertise em elaboração de referenciais de preços para instituições governamentais. Clique aqui para se inscrever. 

20/10 a 21/10
14h — 2º Seminário de Direito e Tecnologia — Evento promovido pela Faculdade de Direito do Mackenzie terá a participação de Marcos Wachowicz, professor da UFPR; Eduardo Ariente, professor da UPM; Magaly Prado, especialista do Instituto de Economia Agrícola; Alessandro Hirata, professor da USP; André Lucenti, professor da USP; Cíntia de Lima, professora da USP; Evandro Ruiz, professor da USP; Cristina Godoy, professora da USP; Carlos Mills, especialista da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário; Guilherme Coutinho, professor da USP; Maria Rita Neiva, professora da UPM. Clique aqui para acompanhar. 

20/10 a 22/10
8h30 — Fórum Internacional Tributário (FIT) 2021 — Durante os três dias de evento, mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais vão debater as propostas sobre tributação progressiva que estão em discussão nos países desenvolvidos e suas possibilidades para a América Latina. Entre os grandes nomes que estarão presentes estão Marc Morgan, pesquisador do World Inequality Database, Alberto Barreix, economista-chefe fiscal do BID, Ricardo Fenochietto, do Departamento de Assuntos Fiscais do FMI, Attiya Waris, especialista Independente da ONU em dívida externa, e Andres Knobel, pesquisador líder da Tax Justice Network, entre outros. Clique aqui para se inscrever. 

21/10
9h — ICMS nas transferências: efeitos práticos da ADC 49 — Evento promovido pelo escritório Demarest vai debater os efeitos práticos dos julgamentos do Supremo Tribunal Federal na Ação Declaratória da Constitucionalidade (ADC) nº49, que trata da incidência do ICMS entre estabelecimentos de uma mesma empresa, considerando a finalização do embargo de declarações no dia 18/10/2021 e o impacto da decisão no dia a dia das empresas. Para se inscrever basta enviar e-mail para: cfontes@llorenteycuenca.com

22/10
9h — Encontro internacional "Justiça de transição: Cicatrizes de um passado presente" — Promovido pela Defensoria Pública de São Paulo, o encontro terá o tema "Regimes autoritários na experiência sul-americana". A mediação será feita pelo defensor público Gustavo Mac Cracken. Os palestrantes serão Federico Gaitan Hairabedian (advogado argentino que atuou no julgamento do caso dos "voos da morte" na Argentina); Gloria Elgueta (ex-membro do Movimento de Esquerda Revolucionária, e irmã de Martín Elgueta Pinto, detido e desaparecido desde 1974 na ditadura de Pinochet no Chile); e Virginia Martínez (cineasta e autora de Los fusilados de abril e Tiempos de dictadura). Clique aqui para acompanhar. 

25/10 a 28/10
18h30 — 5º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun) e  2º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (Fonajurd) —  O evento terá palestrantes como a jornalista Flávia Oliveira, a ativista de movimentos sociais Winnie Bueno e o escritor Paulo Scott. A programação também terá a presença de importantes figuras jurídicas, como o presidente do STF, ministro Luiz Fux, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, e a presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, juíza Elizabeth Odio Benito. Clique aqui para se inscrever. 

26/10 a 27/10
9h — Congresso Ebradi reúne especialistas de renome para discutir as reformas legislativas e seus impactos no Direito — Entre os especialistas que vão participar dos debates, estão Ives Gandra Martins, Renato Opice Blum (presidente da Associação Brasileira de Proteção de Dados (ABPDados e patrono da Ebradi), Fredie Didier (membro da Associação Internacional de Direito Processual (IAPL), Suzana Cremasco (vice-presidente de Comunicação da Camarb — Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial-Brasil), Marco Aurélio Mello (ministro aposentado do STF), Francisco Müssnich (ex-auditor do Tribunal Pleno do STJD), Guilherme Nucci (desembargador do TJ-SP e patrono da Ebradi), Tales Catta Preta (professor de Direito Empresarial das Faculdades Milton Campos) e Ives Gandra Filho (ministro do TST). Clique aqui para se inscrever.

26/10
19h — Advogadas debatem 15 anos da Lei Maria da Penha —
Com o objetivo de debater essas mudanças, a aplicabilidade das leis e seus efeitos na sociedade, a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio, convida a também advogada Tatiana Naumann. Clique aqui para acompanhar.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 16 de outubro de 2021, 10h13

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 24/10/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.