Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

8/10
8h45 —  Expojud — O evento que reúne especialistas sobre Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça do Brasil irá receber o sócio fundador da Pro Solutti, Rodrigo Valverde, para falar sobre "Mercado financeiro e advocacia: a revolução da década", no painel que ocorre às 10h10. A programação se estende durante todo o dia. Clique aqui para se inscrever. 

9h — Economia Digital — Desafios e segurança em criptoativos — Evento promovido pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) contará com a presença do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, do STJ; de Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitconi; Isac Costa, professor e consultor em regulação e inovação financeira, e de Vanessa Butalla, diretora executiva de Jurídico, Compliance e Regulação do Grupo 2TM. A moderação fica a cargo do desembargador Ruy Florence, do TJ-MS. O evento contará também com as presenças dos desembargadores Marco Villas Boas (TJ-TO), presidente do Copedem e diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, e Caetano Levi (TJ-MG), diretor presidente da Escola Nacional da Magistratura. Clique aqui para acompanhar. 

9h — A pandemia e seus reflexos no mundo do trabalho — O TRT-15 promove a 21ª Edição do Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. Organizado pela Escola Judicial da Corte e pelo Instituto Jurídico de Incentivo ao Estudo do Direito Social (Injieds), o evento reúne especialistas do Brasil e do exterior que discorrerão sobre o direito do trabalho emergencial; os conflitos coletivos; a ação civil pública no contexto pandêmico. Clique aqui para se inscrever.

11h — Dispensa coletiva: há necessidade de negociação coletiva prévia? — O procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro e professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense Cassio Casagrande será um dos palestrantes. O evento será aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez. Clique aqui para acompanhar.

17h —  Caarj 4.0 nas faculdades — A abertura terá como convidada a advogada trabalhista Mônica Alexandre dos Santos, vice-presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas e membro do Instituto dos Advogados do Brasil, ao lado dos presidentes da OAB-RJ, Luciano Bandeira, e da Caarj, Ricardo Menezes. Clique aqui para acompanhar. 

8/10 e 9/10
19h15 — Direitos da Seguridade Social — Perspectivas — O evento promovido pela Escola Superior da Magistratura Federal do Estado de Santa Catarina contará com a presença dos ministros do STF Luís Roberto BarrosoGilmar Mendes, e do STJ Sérgio Luiz Kukina, além de desembargadores, juízes federais e juristas. Clique aqui para se inscrever. 

13/10, 14/10 e 15/10
8h30 — 12ª Semana Jurídica — Evento promovido pelo Mackenzie Campinas terá duas palestras de manhã e à noite, com início às 8h30 e às 19h. O evento conta com a presença dos professores Ricardo Dal Pizzol, Rodrigo Vinicius Dufloth, Maria Tereza Uille Gomes, Lucieni Pereira, Flavio Henrique Unes Pereira, Paulo Roberto Toledo Correa, Daniela Braga Paiano, João Paulo Orsini Martinelli, Tania Prado, Alexandre Antonio Franco Freitas Câmara, Leonardo Estevam de Assis Zanini e Lara Rocha Garcia. Clique aqui para acompanhar.

13/10
18h  — Os desafios para a defesa da concorrência no Brasil — Promovido Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e a Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o evento contará com a presença do presidente do Cade, Alexandre Cordeiro. A mediação da conversa será feita pelo professor Vicente Bagnoli, responsável pela disciplina "Competition Policy for Economic and Human Development", do programa de pós-graduação de Direito Político e Econômico da faculdade. Clique aqui para se inscrever.

14/10
10h — As 7 regras tributárias mais importantes sobre ICMS ST — O evento promovido pela Systax tem como objetivo aprofundar a compreensão do ICMS no regime de substituição tributária, e abordará como e quando solicitar créditos, infrações tributárias, bem como a adesão ao regime optativo de tributação. Além disso, a palestra explicará como a decisão do STF impactou o regime de substituição tributária, trazendo pontos sobre o preço real de venda ao consumidor ao considerar o ICMS-ST. Clique aqui para se inscrever.

15/10
9h — Encontro internacional "Justiça de transição: Cicatrizes de um passado presente" — Promovido pela Defensoria Pública de São Paulo, o primeiro encontro terá o tema "Justiça de Transição e Poder Judiciário Brasileiro", com a mediação do defensor público Pedro Ribeiro Agustoni Feilke e palestras de Cristiano Paixão (professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília) e de José Carlos Moreira da Silva Filho (professor no programa de pós-graduação em Ciências Criminais na Escola de Direito e na Escola de Humanidades da PUC-RS). Clique aqui para acompanhar. 

15h — Café com gestores — A live promovida pelo Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento tem como principal objetivo levar informações transparentes e relevantes ao empresário brasileiro sobre Programas de Aprendizagem, possibilitando com que trabalhe de acordo com as normas atuais regidas pela lei. Esta edição contará com a participação de Denise Natalina Brambilla Gonzalez, auditora fiscal do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Sul, que irá discorrer sobre o cumprimento de cotas sociais como ferramenta na manutenção do programa. Outro palestrante será o advogado Leonardo Ruas, consultor jurídico do ISBET, que abordará o trabalho pós pandemia, listando os protocolos que devem ser assumidos nesse retorno pela visão jurídica. Clique aqui para acompanhar. 

18/10 a 19/10
9h — 8º Congresso CAM-CCBC de arbitragem — O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) promove evento que aborda o hoje e o amanhã da arbitragem, o método mais utilizado na resolução de disputas comerciais complexas no mundo.  A edição deste ano será 100% digital e gratuita. Clique aqui para se inscrever.

19h — Corrupção na saúde — O escritório Davi Tangerino e Salo de Carvalho Advogados, em parceria com a Faculdade Palotina (Santa Maria/RS) e o Observatório da Corrupção em Saúde (Unilasalle/RS), promovem o evento que reúne palestras focadas em estudos de casos e que abordarão os distintos níveis de resposta jurídica (penal, administrativa e política) por ilícitos praticados na área da saúde, tais como corrupção (ativa e passiva), fraude à licitação, ausência de repasse de cotas obrigatórias e superfaturamento em contratos. Clique aqui para acompanhar.

22/10
9h — Encontro internacional "Justiça de transição: Cicatrizes de um passado presente" — Promovido pela Defensoria Pública de São Paulo, o encontro terá o tema "Regimes autoritários na experiência sul-americana". A mediação será feita pelo defensor público Gustavo Mac Cracken. Os palestrantes serão Federico Gaitan Hairabedian (advogado argentino que atuou no julgamento do caso dos "voos da morte" na Argentina); Gloria Elgueta (ex-membro do Movimento de Esquerda Revolucionária, e irmã de Martín Elgueta Pinto, detido e desaparecido desde 1974 na ditadura de Pinochet no Chile); e Virginia Martínez (cineasta e autora de Los fusilados de abril e Tiempos de dictadura). Clique aqui para acompanhar. 

26/10 a 27/10
9h — Congresso Ebradi reúne especialistas de renome para discutir as reformas legislativas e seus impactos no Direito — Entre os especialistas que vão participar dos debates, estão Ives Gandra Martins, Renato Opice Blum (presidente da Associação Brasileira de Proteção de Dados (ABPDados e patrono da Ebradi), Fredie Didier (membro da Associação Internacional de Direito Processual (IAPL), Suzana Cremasco (vice-presidente de Comunicação da Camarb — Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial-Brasil), Marco Aurélio Mello (ministro aposentado do STF), Francisco Müssnich (ex-auditor do Tribunal Pleno do STJD), Guilherme Nucci (desembargador do TJ-SP e patrono da Ebradi), Tales Catta Preta (professor de Direito Empresarial das Faculdades Milton Campos) e Ives Gandra Filho (ministro do TST). Clique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 8 de outubro de 2021, 8h17

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 16/10/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.