Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

25/11
8h30 — Tribunal do genocídio — Evento promovido pela PUC-SP e o Canal Universitário, o tribunal do júri simulado vai julgar os possíveis crimes do presidente Jair Bolsonaro durante a crise sanitária provocada pelo avanço da Covid-19 no país. Participam Fábio Tofic Simantob, Kenarik Boujikian e Deborah Duprat. Clique aqui para acompanhar. 

9h30 — Violência política contra mulheres — O Instituto Justiça de Saias vai divulgar o primeiro resultado da pesquisa Políticas de Saia, que está mapeando a violência política contra mulheres. O evento terá a presença da presidente do instituto, a promotora de Justiça de São Paulo Gabriela Manssur, e a advogada e liderança do projeto justiceiras e coordenadora do Políticas de Saia, Luciana Terra. Clique aqui para acompanhar. 

10h — 3º seminário da Emerj em parceria com o Fonaje — "Juizados Especiais Criminais" e "O Jecrim nos grandes eventos esportivos" serão temas do evento, que será aberto pela desembargadora Maria Helena Pinto Machado, presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais (Cojes); pelo desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto, mestre em Direito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e pelo juiz José Cícero Alves da Silva, presidente do Fonaje. Clique aqui para se inscrever. 

14h — 15º Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor – A advogada Fabíola Meira, sócia do Meira Breseghello Advogados, falará sobre "Compliance, boas práticas e o equilíbrio nas relações de consumo". O evento é virtual e tem como intuito atrair um grande público interessado nas mudanças que vêm acontecendo no cenário atual de defesa do consumidor. Clique aqui para acompanhar. 

19h — ESG nos conselhos de administração — Evento promovido pela Russell Bedford Brasil terá a participação da Denise Saboya, diretora do Advisory da Russell Bedford Brasil, de Marco Antonio Fujihara, referência no assunto sustentabilidade, e de Diego Fresco Gutierrez, membro do conselho da Stone. Clique aqui para se inscrever. 

Até 26/11
9h — 2º Congresso Internacional de Direito do Seguro (CJF-STJ) | 8º Fórum José Sollero Filho (IBDS) — Esta edição homenageia a contribuição dos professores José Carlos Moitinho de Almeida, Hubert Groutel, Ruy Rosado de Aguiar Júnior (in memoriam) e João Calvão da Silva (in memoriam). O evento será virtual e terá a participação de juristas de Brasil, Cabo Verde, Canadá, China, Colômbia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Holanda, Peru e Portugal, entre outros. Clique aqui para se inscrever.

26/11
10h — Regulação e tributação de criptoativos — O evento, promovido pela FGV-SP, terá a participação de Courtnay Guimarães, diretor da prática de Digital Business Advisoring da Avanade, cientista-chefe de Blockchain, pesquisador e doutorando da Cesar School; e Paloma Sevilha, head de business da Bitrust Custody. Clique aqui para se inscrever.

18h — Reescrevendo a história de um julgamento: O caso Doca Street e Ângela Diniz — A peça é o produto final do project field "O Direito como Performance: Teatro do Oprimido e Novas Técnicas do Direito", supervisionado pela atriz Carolina Coimbra e pela pesquisadora supervisora do Field, Gabriela Caruso, proposto pelo Programa Diversidade e Inclusão da FGV Direito Rio. Clique aqui para acompanhar. 

27/11 a 4/12
9h — Curso gratuito de finanças empresariais — A Mackenzie Rio está com as inscrições abertas para curso gratuito na área de finanças empresariais. As aulas serão realizadas no formato online, por videoconferência e os participantes receberão um certificado de conclusão ao final das aulas com a carga horária de 6h. Clique aqui para se inscrever. 

27/11
8h — Webcongresso Dia do Síndico 2021 —  Papo condominial — Ao todo, serão dez horas ininterruptas com o conteúdo distribuído entre palestras individuais e talk shows exclusivos. Neste ano, o evento contará com alguns dos mais requisitados palestrantes condominiais do Brasil, entre eles Márcio Rachkorsky, especialista em condomínios e conflitos entre vizinhos. Os participantes também poderão acompanhar as palestras de Alessander Mendes, mediador do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc/PI) e considerado um dos maiores mediadores de conflitos condominiais do Brasil. Clique aqui para se inscrever.

29/11 e 30/11
8h — Seminário Carf em Debate — 2ª Edição — Evento terá a participação de Pedro Adamy, Rafael Korff Wagner, Thales Stucky e Vanessa Cecconello. Clique aqui para se inscrever. 

29/11
10h — Ciclo de debates sobre temas atuais da Justiça Federal (A eficiência no Poder Judiciário) — Evento promovido pelo IREE terá a participação do desembargador federal Paulo Sérgio Domingues, da coordenadora do Núcleo de Análise Econômica da Faculdade de Direito do Insper, Luciana Yeung, e do advogado e ex-presidente da Ajufe Fernando Mendes. Clique aqui para acompanhar. 

10h —  4º Seminário Jurídico de Seguros — O evento vai reunir ministros do STJ, membros do Ministério Público, CEOs e diretores jurídicos das maiores companhias seguradoras do país, com coordenação científica do ministro Luis Felipe Salomão. Clique aqui para acompanhar.

18h — Dia de doar: A importância da doação e suas múltiplas possibilidades — O INW — Instituto Nelson Wilians promove a live "Dia de Doar: a importância da doação e suas múltiplas possibilidades". O evento, que abordará diversas formas de doação, contará com a participação das advogadas Wilmara Lourenço e Renata Veneranda, do núcleo do terceiro setor do Nelson Wilians Advogados, e da presidente do INW, Anne Wilians. Clique aqui para acompanhar.

30/11
10h — Novas tendências da responsabilidade civil e inteligência artificial — O encontro marcará também o lançamento do livro "Inteligência Artificial e Responsabilidade Civil: Autonomia, riscos e solidariedade", de autoria do professor Filipe Medon, mestre em Direito Civil pela Uerj e membro da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB-RJ. Clique aqui para se inscrever. 

19h — Uso da tecnologia na gestão jurídica do futuro  —Webinar gratuito com a advogada Flavia Ribeiro, sobre como planejar a gestão jurídica com o uso de legaltechs e quais as tendências do setor para o futuro. Clique aqui para se inscrever. 

1º/12
10h — Dezembro vermelho: Antidiscriminação (des)igualdades e (in)diferenças reflexões sobre os direitos LGBTQIA+ — O encontro será aberto pela diretora-geral da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e pelo advogado Nélio Georgini da Silva, mestre no campo interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ e membro da Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Clique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 25 de novembro de 2021, 8h27

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 03/12/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.