Consultor Jurídico

Eleições OAB 2021

Da Redação

Participação recorde

Leonardo Lamachia vence eleição online na seccional gaúcha da OAB

Leonardo Lamachia foi eleito nesta segunda-feira (22/11) presidente da seccional da OAB do Rio Grande do Sul com 67,67% dos votos válidos. A segunda colocação ficou com o oposicionista Paulo Torelly, que obteve 29,24%. Ainda foram computados 5,49% de votos em branco e 4,06% nulos.

Lamachia foi eleito presidente da OAB-RS na primeira eleição online da entidade
OAB-RS

Lamachia irá comandar a OAB-RS pelo próximo triênio (2022-2024). A eleição da entidade foi objeto de disputa jurídica. O juiz federal convocado para atuar no TRF-4 Sergio Renato Tejada Garcia negou nesta tarde recurso que pedia a suspensão do processo eleitoral.

Em formato inédito, a votação para a nova diretoria da OAB-RS obteve o maior índice de participação da história da OAB-RS. No total foram 48.198 advogados e advogadas que participaram da votação virtual, representando 90,45% do total de votantes aptos.

A experiência gaúcha desafia uma desconfiança da advocacia tradicional. O velho princípio do voto secreto e a moderna tecnologia entram em curto-circuito. Entre as quatro paredes de um escritório, que tem dono ou patrão, a preferência do advogado pode ser contaminada pelo compromisso do patrão. Voto eletrônico e voto online, afinal, diferem num ponto. Uma coisa é o sufrágio em urna indevassável, longe dos olhos de qualquer um. Outra, dizem os críticos, é o eleitor votar com um "fiscal" no cangote. Na Estônia — onde existe o sistema i-Voting, por meio do qual os cidadãos votam em seus representantes a partir de seus próprios celulares ou computadores —, por exemplo, essa é uma das discussões sobre a confiabilidade do processo eleitoral.

Veja a composição da chapa vencedora:
Presidente: Leonardo Lamachia
Vice-Presidente: Neusa Maria Rolimbastos
Secretário-Geral: Gustavo Juchem
Secretária-Geral Adjunta: Karina Contiero Silveira
Tesoureiro: Jorge Luiz Dias Fara
Presidente da CAA: Pedro Zanette Alfonsin
Vice-Presidente da CAA: Paula Grill Silva Pereira
Conselho Federal — Titulares: Ricardo Ferreira Breier, Rafael Braude Canterji, Greice Fonseca Stocker
Conselho Federal — Suplentes: Renato da Costa Figueira, Rosângela Mariaherzer dos Santos e Mariana Melara Reis

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 22 de novembro de 2021, 22h07

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 30/11/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.