Cerco fechado

Prefeitos das nove cidades da Baixada Santista decretam lockdown

Autor

20 de março de 2021, 12h40

Os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe), no litoral paulista, anunciaram na noite desta sexta-feira (19/3) medidas mais restritivas para tentar conter o avanço do novo coronavírus na região. 

Tomaz Silva/Agência Brasil
Haverá lockdown nas nove cidades da Baixada Santista a partir de terça-feira
Tomaz Silva/Agência Brasil

O lockdown passa a valer na próxima terça-feira (23/3) e vai até 4 de abril. Cada cidade deverá publicar um decreto detalhando as restrições, mas já foi emitido um documento com algumas das novas regras. 

Cada município vai definir o funcionamento do transporte, permitindo que ele ocorra durante seis horas diárias, de segunda a sexta-feira. Nos sábados, domingos e feriados, não haverá transporte coletivo. 

São atividades permitidas, com funcionamento limitado: segurança privada e de portaria; atividades industriais cuja paralisação afete o abastecimento e serviços essenciais; serviços de transporte individual (taxi e aplicativos); entrega de refeições e medicamentos; comércio atacadista de hortifrutigranjeiros, medicamentos e insumos hospitalares; farmácias; e transporte de mercadorias. 

Haverá bloqueio em vias públicas e policiais militares e membros da guarda militar vão verificar veículos e pessoas para checar se há autorização para a circulação.

As seguintes finalidades de locomoção estão permitidas: aquisição de medicamentos; atendimento ou socorro médico de pessoas ou animais; embarque ou desembarque em terminal rodoviário; e prestação de serviços permitidos. 

A circulação será autorizada mediante a apresentação de nota fiscal de compra de medicamento ou prescrição médica; atestado de comparecimento à unidade de saúde; carteira de trabalho, contracheque ou documento que comprove a prestação de serviço autorizado; tíquete ou viagem de passagem de ônibus; comprovação de urgência ou necessidade inadiável.

Supermercados, padarias, açougues, mercados, mercearias e distribuidoras de gás poderão funcionar das 6h às 20h. Os serviços não poderão ser prestados nos sábados, domingos e feriados, sendo exceções as entregas. 

Todas as atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços para atendimento presencial estarão proibidas, exceto as que ainda serão previstas nos decretos a serem editados. 

Poderá funcionar apenas o autoatendimento dos bancos; repartições públicas ficarão fechadas, com suspensão de atendimento presencial e interno. 

Clique aqui para saber saber mais sobre o lockdown na Baixada

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!