Colapso do sistema de saúde

Decreto do governo do Amazonas confirma suspensão do Enem no estado

Autor

15 de janeiro de 2021, 9h45

Um decreto do governo do Amazonas publicado nesta quinta-feira (14/1) confirmou a suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado, devido ao estado de calamidade pública e à grave crise de emergência sanitária que o governo enfrenta.

Freepik
O decreto proíbe o acesso de qualquer pessoa não autorizada às escolas públicas e estaduais, e confirma a suspensão das provas, que devem ocorrer no resto do país nos dias 17 e 24 de janeiro.

Nos últimos dias, o sistema de saúde do estado entrou em colapso após as internações por Covid-19 baterem recorde. Com a sobrecarga, faltou oxigênio para os pacientes e muitos morreram nos hospitais. Mais de 200 doentes estão sendo transferidos para outros estados.

O governo do Amazonas pediu socorro aos governadores do país para evitar um desabastecimento ainda maior, e decretou toque de recolher para tentar conter a propagação do coronavírus.

Diante desse cenário, a insistência do governo federal em aplicar a prova do Enem levou à judicialização da questão. Na quinta, o juiz Ricardo Augusto de Sales, da 3ª Vara Federal Cível, concedeu liminar para suspender as provas, entendendo que viola o princípio da moralidade administrativa obrigar estudantes e profissionais a se expor aos riscos em um momento em que o poder públio não tem estrutura para atender a população nas emergências.

A Advocacia-Geral da União recorreu, alegando que a suspensão causará dano irreparável aos estudantes amazonenses e pode causar um efeito cascata.

O decreto assinado pelo governador Wilson Lima, entretanto, prejudica o recurso da AGU, ao barrar a realização do Enem. Em nota, o governo amazonense disse que a norma "considera a grave crise de saúde pública, em decorrência da pandemia da covid-19". Com informações da Agência Brasil.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!