Perfil do presidente

Novo presidente do STF, Luiz Fux tem perfil rigoroso na aplicação da lei

Autor

10 de setembro de 2020, 12h23

Atuando há nove anos como ministro, Luiz Fux assume a Presidência do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (10/9). Vindo da magistratura, mais especificamente do STJ, Fux assumiu a vaga deixada pelo ministro Eros Grau, aposentado em agosto de 2011.

Nelson Jr./SCO/STF
Ministro Luiz Fux tomará posse como presidente do STF nesta quinta
Nelson Jr./STF

A expectativa é de que o tom da presidência seja ditado por seu perfil mais rigoroso na aplicação da lei, conforme demonstrado em sua atuação na 1ª Turma. Mais de uma vez defendeu a prisão após condenação em segunda instância. "O que a Constituição quer dizer é: até o trânsito em julgado, o réu tem condições de provar sua inocência", sustenta. À medida que segue a tramitação do processo, diz, a presunção de inocência vai sendo mitigada.

"Um homem é investigado, depois é denunciado e condenado. Posteriormente, o tribunal de apelação confirma a condenação. Os tribunais superiores não admitem reexame de fatos e provas. Esse homem vai ingressar no STF inocente, com presunção de inocência?"

Fux assegurou sua intenção de garantir que a dita força-tarefa da operação "lava jato" vai continuar. "E essa palavra é de alguém que assume a Presidência do Supremo Tribunal Federal no ano que vem [2020], podem me cobrar", disse, em julho de 2019.

Também votou a favor do compartilhamento de dados fiscais e bancários de cidadãos entre órgãos de controle e o Ministério Público sem prévia autorização judicial no curso de investigações criminais. Segundo o ministro, o rastreamento do dinheiro tem sido o principal caminho para a resolução de crimes.

"Corrupção e lavagem de dinheiro não combinam com qualquer tipo de sigilo", disse, pontuando que "direitos fundamentais não são absolutos a ponto de tutelar atos ilícitos".

Da mesma forma entendeu recentemente em julgamento na 1ª Turma do STF, que definiu que a liberdade de expressão não exclui responsabilização de membros do Ministério Público por manifestações em redes sociais. Em democracias constitucionais, disse Fux, a liberdade de expressão "pode sofrer limitações pontuais, desde que absolutamente proporcionais, sem recair em falso moralismo que intenta censurar palavras e atos".

Defende que a atuação do Poder Judiciário deve apontar para o fortalecimento das democracias e a estabilidade política. O Judiciário "deve contas à sociedade" e em cenário de crises deve ser reafirmada a preocupação com o Estado Democrático de Direito e com a proteção aos direitos fundamentais, afirmou, em artigo publicado na ConJur

Já havia se debruçado sobre o tema quando, em 2014, presidiu a comissão de juristas no Senado que elaborou pareceres sobre o novo Código de Processo Civil. A partir dali, fincou-se o "Código Fux" em homenagem à sua atuação. A avaliação dele era de que o país "consagrava uma litigiosidade desenfreada impedindo que os tribunais pudessem se desincumbir da sua prestação de justiça num prazo razoável". 

A situação parece não ter mudado muito desde então. De acordo com as estatísticas do Supremo, até março deste ano, apenas o gabinete de Fux proferiu mais de 77 mil decisões e despachos. 

Nelson Jr./SCO/STF
Em sessão de 2011, ministro Luiz Fux era empossado no Supremo Tribunal Federal Nelson Jr./SCO/STF

Em artigos recentes, o ministro abordou a necessidade de o Judiciário agir de forma diferente frente a epidemia do coronavírus. Em sua análise, se por um lado é preciso afastar a letra fria da lei para mediar os conflitos, por outro é necessário compreender as graves consequências dessa postura na área criminal. É preciso "sensibilidade judicial superior ao mero dogmatismo jurídico". 

Durante a epidemia, esteve um breve momento à frente da corte por motivo de licença médica de Toffoli. Fux seguiu o costume e também esteve em Brasília para coordenar os julgamentos por videoconferência.  Dentre as decisões em destaque neste período estão: a proibição do funcionamento de academias e a determinação de que tribunais sigam orientação do Conselho Nacional de Justiça para presas gestantes e lactantes.

Defendeu a Recomendação 62 do CNJ, que trata da população carcerária durante o período de calamidade pública. Entende que a soltura indiscriminada de presos pode criar "política criminal perversa e de danos irreversíveis", motivo pelo qual afirma a necessidade de juízes analisarem as consequências da liberação do preso.

Nelson Jr./SCO/STF
Dias Toffoli e Luiz Fux estiveram em Brasília para coordenar os julgamentos por videoconferência.  
Nelson Jr./STF

No início deste ano, suspendeu a aplicação do dispositivo da Lei 13.964/2019, apelidada de "anticrime", que criou o juiz das garantias, até que a decisão seja referendada no Plenário da corte. A decisão de Fux foi tomada no recesso forense e revogou outra liminar que havia sido concedida pelo ministro Dias Toffoli apenas uma semana antes. Na decisão, Toffoli adiou a eficácia do instrumento nos tribunais por até 180 dias.

Recentemente, apontou decisões da própria corte que indicam a possibilidade de ampliar a competência para julgar ações contra atos de órgãos administrativos, de forma a restringir a interferência de outras instâncias. O ministro vê nessa competência do STF, prescrita no artigo 102, "um mecanismo assecuratório das funções do CNMP e do CNJ e da imperatividade de suas decisões, concebido no afã de que provimentos jurisdicionais dispersos não paralisem a eficácia dos atos do Conselho".

Foi relator de ação que discutiu a competência dos municípios para legislar sobre o uso de aplicativos de transporte individual como Uber, 99 e Cabify. Na ocasião, o Supremo declarou inconstitucionais as leis municipais. Fux afirmou que via no julgamento uma boa oportunidade para a corte definir os limites do poder regulador e dar segurança jurídica aos novos modelos de "economia compartilhada" e também para a iniciativa privada. Em seu voto, recorreu à literatura econômica, passando pela Idade Média até a Revolução Industrial, para contextualizar a necessidade de restrição do poder estatal sobre o funcionamento da economia de mercado.

Fux nasceu no Rio de Janeiro em 26 de abril de 1953 e se formou em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1976. Concluiu, em 2009, o doutorado em Direito Processual Civil pela mesma universidade.

Durante um bom tempo foi o ministro mais jovem do Superior Tribunal de Justiça. Chegou ao Supremo depois de a corte já ter ganhado os holofotes na imprensa e na opinião pública com o julgamento da Ação Penal 470, o processo do “mensalão”. Clique aqui para ler a biografia de Luiz Fux escrita por ele mesmo.

Trechos deste perfil integram a publicação do Anuário da Justiça Brasil 2020.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!