Consultor Jurídico

Voz das ruas

8 em cada 10 brasileiros veem importância nas decisões do STF

81% dos brasileiros dizem acreditar que as decisões do STF têm impacto na sua vida, aponta pesquisa realizada pelo PoderData
Divulgação

Oito em cada dez (81% precisamente) brasileiros consideram as decisões do Supremo Tribunal muito ou importantes para a sua vida. Entre os pesquisados que possuem curso superior, 65% considera as decisões do STF de extrema importância.

É o resultado da pesquisa PoderData, do portal "Poder360", que fez um levantamento com 2.500 pessoas, nas 27 unidades da Federação, em parceria com a Rede Bandeirantes, entre 12 e 14 de outubro, para avaliar a percepção do brasileiro em relação ao Supremo.

40% dos que terminaram o ensino fundamental compartilham da mesma percepção de muita importância. E outros 21% desse grupo disseram que as decisões têm pouca importância.

Em linhas gerais, 84% das mulheres consideram as decisões do STF muito ou mais ou menos importantes.

Fator Bolsonaro
A pesquisa também mediu o grau de influência do presidente Jair Bolsonaro — que já proferiu severas críticas ao STF num passado recente — na percepção dos brasileiros em relação ao Supremo.

Conforme o levantamento, a opinião do presidente influencia a opinião de seus apoiadores em relação à Corte Suprema. Entre os que consideram o governo "ótimo" ou "bom", 39% reprovam o desempenho do STF. O número é maior do que a média da pesquisa.

Na totalidade da população, quase metade dos brasileiros (48%) tem a percepção de o Supremo é regular: não acham o trabalho nem bom nem ruim. Outros 29% rejeitam o tribunal. Para 20% o Supremo é "ótimo" ou "bom".

O caso do HC de André do Rap, pivô de recente imbróglio no STF, não influenciou a opinião dos entrevistados na pesquisa. A insatisfação em torno do caso não ultrapassou a bolha virtual até o momento e a percepção dos brasileiros sobre a mais alta corte do país oscilou pouco em relação a levantamentos anteriores.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 15 de outubro de 2020, 22h04

Comentários de leitores

1 comentário

8 em cada 10 brasileiros veem importância nas decisões do ST

Dr. Jansen P. P. da Matta (Advogado Autônomo - Civil)

Não concordo com o pseudo resultado da pesquisa, já que em várias situações diferentes, o resultado pode ser manipulado. Quanto a aprovação das decisões do STF, percebe-se um caos flagrante e desrespeitoso quanto às regras constitucionais e o exercício da função. As decisões dos atuais ministros não condizem com princípios como IMPARCIALIDADE, LEGALIDADE e MORALIDADE. É mais do que preocupante o abandono da LETRA DA LEI.

Comentários encerrados em 23/10/2020.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.