Vale tudo?

Coligação entra com ação no TSE por fake news que liga Lula ao "satanismo"

Autor

29 de outubro de 2022, 15h02

A campanha de Lula entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) nesta sexta-feira (28/10) pedindo a remoção de uma fake news que liga o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva ao "satanismo". Um perfil bolsonarista veiculou, em suas redes sociais, vídeos nos quais aparecem diversas figuras encapuzadas realizando um "ritual satânico", com uma foto do petista no centro desse ritual.

Reprodução
Técnica de deepfake, bastante comum também nas eleições dos Estados Unidos
Reprodução

Na ação, os advogados pedem a intimação das plataformas Twitter e Instagram, para que removam a fake news imediatamente. As redes sociais também deverão fornecer informações para a identificação do responsável pelo perfil @gospelmente

No início do segundo turno, outros perfis bolsonaristas veicularam uma fake news semelhante, associando o candidato petista ao "satanismo". A notícia fabricada também foi alvo de representação da coligação petista e, logo depois, derrubada por decisão do TSE.

Para os advogados da campanha de Lula, a estratégia bolsonarista visa prejudicar o direito ao voto livre e consciente, tentando atingir o ex-presidente Lula. 

"Criaram uma narrativa fantasiosa, danosa à imagem e honra do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. É nesse ponto que vale rememorar que, tal como já debatido nessa Corte Eleitoral, a candidatura 
adversária vem afirmando e buscando trazer para o centro do debate político a religião. Utilizando-se da repulsa social que todos os cristãos têm com a figura do diabo e satanistas, o perfil tenta incutir a ideia de que satanistas/luciferianos apoiariam — bem como realizariam rituais — em favor do candidato Lula da Silva", afirmam os advogados Angelo Ferraro e Cristiano Zanin Martins.

A Coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato o ex-presidente Lula, é formada pelos partidos PT, PV, PCdoB, PSOL, REDE, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros.

Processo nº 0601798-69.2022.6.00.0000

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!