combate à Covid-19

Anvisa aprova insumo e Fiocruz vai produzir vacina 100% nacional

Autor

7 de janeiro de 2022, 17h45

Nesta sexta-feira (7/1), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a usar seu insumo farmacêutico ativo (IFA) na fabricação da vacina contra a Covid-19. Com isso, o imunizante poderá ser produzido integralmente no território nacional.

Tania Rêgo/Agência Brasil
Tania Rêgo/Agência Brasil

De acordo com a Fiocruz, as primeiras doses totalmente nacionais serão entregues ao Ministério da Saúde no próximo mês de fevereiro, logo após os testes de controle de qualidade. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da fundação atualmente conta com insumo suficiente para a fabricação de 21 milhões de doses.

A produção nacional do IFA havia começado em julho do último ano, quando a Fiocruz assinou um contrato de transferência de tecnologia com a farmacêutica AstraZeneca. Agora, a Anvisa comprovou que as vacinas produzidas com o IFA do instituto da Fiocruz têm a mesma eficácia, segurança e qualidade daquelas processadas com o ingrediente importado.

Em sua conta no Twitter, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, comemorou a notícia e usou a hashtag #VacinasSalvamVidas: "Hoje a Fiocruz recebeu a aprovação, para sua produção própria, do insumo farmacêutico ativo (IFA) utilizado na vacina da Astrazeneca/Fiocruz. Agora, a vacina da Fiocruz será a primeira a ser 100% produzida nacionalmente. Viva a Fiocruz. Viva o SUS".

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!