Consultor Jurídico

militante digital

CPI pede quebra de sigilo bancário da Jovem Pan por disseminar fake news

Relator da CPI que investiga a atuação do governo federal na epidemia da Covid-19, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu a quebra de sigilo bancário da rádio Jovem Pan devido ao seu papel como "grande disseminadora das chamadas fake news".

Senador Renan Calheiros, relator da CPI, pediu a quebra do sigilo da rádio paulista
Waldemir Barreto/Agência Senado

O requerimento é um dos cerca de 50 pedidos de transferência de sigilos bancário, fiscal, telefônico ou telemático de testemunhas ou investigados registrados durante o recesso, que deverão ser apreciados a partir da próxima semana, quando os trabalhos da CPI serão retomados.

Segundo a Agência Senado, os senadores terão quase 400 pedidos pra apreciação, a maior parte deles referente à convocação de testemunhas.

No caso da Jovem Pan, o pedido foi justificado por Calheiros com base nas informações e nos depoimentos colhidos que apontaram a rádio como protagonista da criação e/ou divulgação de conteúdo falso na internet — o veículo de comunicação foi classificado até mesmo como "militante digital" "por sua intensa atuação na escalada da radicalização das redes sociais por meio de fake news".

Essa atuação ocorreria no contexto do "gabinete do ódio" estabelecido no governo federal, que seria o responsável pela defesa do uso de medicação sem eficácia comprovada para a Covid-19 e de teorias como a da imunidade de rebanho.

Clique aqui para ler o requerimento




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 31 de julho de 2021, 17h54

Comentários de leitores

8 comentários

Positivo

Sidnei Fernando da Silva (Contabilista)

Poderia ter nos comentários aqueles símbolos de positivo e negativo para clicarmos, assim os produtores dos conteúdos sentiriam como esta a satisfação dos leitores.

Pelo fim da pecaminosa cpi dacovid-19

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ
Por Vasco Vasconcelos, escritor, jurista. Palmas p/os depoimentos transparentes e honesto do ex-ministro da Saúde, Gal. Eduardo Pazuello e da renomada cientista, Dra.Nise Yamaguchi.
É vergonhoso deparar com certos cães raivosos querer crucificar pessoas que conseguiram subir na vida graças ao "Self-Made man " (esforço próprio). Avisem àquelas figuras pálidas e peçonhentas, que a pandemia não acabou. Continua ceifando milhares de vidas. Se essas figuras tivessem propósitos, preocupadas com o respeito a vida, ao invés de querer condenar inocentes, deveriam, com vistas a salvar vidas humanas, convocar grandes especialistas, médicos conceituados, a disseminar os remédios que estão salvandos vidas no país e no mundo, notadamente no Brasil o país que tem maior números de pessoas curadas no mundo. Enfim, parem com essa tortura da CPI DA COVID. A população já está estomagada com as raposas políticas e não aceita golpes baixos. Parem de querer passar a rasteira no MITO, Presidente Jair Bolsonaro. A população vem dando mostras através das últimas manifestações pacíficas que apoiam o Governo do Mito, eleito democraticamente com quase 58 milhões de votos. Vamos respeitar o sufrágio das urnas, a independência dos poderes e as prerrogativas constitucionais do grande estadista e homem público, Presidente da República Jair Bolsonaro. Se essas figuras peçonhentas continuarem infernizando a vida do Presidente Bolsonaro, sofrerão nova derrota ACACHAPANTE em 2022. Parem com essa patuscada. Se esses camaradas da nefasta CPI COVID -19, tivessem propósitos convocariam os Governadores, Secretários de Saúde, Prefeitos, e outros agentes públicos, envolvidos escândalos de corrupção, principais responsáveis pelos efeitos neglig

Honesto e renomada?

Paulo Henrique M. de Oliveira - Criminalista (Advogado Autônomo - Criminal)

HONESTO Pazuello e RENOMADA Nise só pode ser uma gozação desse comentarista. Um está envolvido até o pescoço (que não tem) com as falcatruas do seu ex-Ministério e a outra é uma piada de mau gosto, pois defende a cloroquina sem saber a diferença entre vírus e protozoário...
Para comentar dessa forma, talvez fosse melhor ficar quietinho no seu canto e não revelar tamanha torpeza.

Cpi leviana

Professor Edson (Professor)

Somente alguém muito mal-intencionado para dar valor para essa CPI, que se destaca como a maior aberração já constituída nesse país, uma CPI de abutres nocivos, o relator por exemplo responde por diversos casos de corrupção, atiram e atacam para todo lado com o único e sabido intuito de tentar derrubar o mandatário do país, é um verdadeiro acervo de irregularidades e inconstitucionalidades , agora mais uma, atacando frontalmente a liberdade de imprensa com acusações levianas, genéricas e desproporcionais, essa CPI é simplesmente uma grande e imensa pilha de estrume, essa é a verdade.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 08/08/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.