Combate ao Coronavírus

Juiz de GO determina instalação de pontos de higiene para moradores de rua

Autor

30 de março de 2020, 15h51

Como todos as normas até agora expedidas para o combate ao novo coronavírus não contemplam a população de rua em situação de risco, é necessário que a administração pública aja para corrigir essa omissão. Com esse entendimento, o juiz André Reis Lacerda, da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Goiânia, determinou a instalação de pontos de higiene e estrutura para atendimento de desabrigados.

Reprodução
População de rua deve contar com estrutura para prevenção ao coronavírus

"Não obstante os atos normativos que foram expedidos pelos entes públicos, verifica-se que não há assistência demandada aos moradores de rua que se encontram em situação de risco e com exposição superior ao restante da população que detém moradia e acessos à higiene e saneamento básico, o que demonstra total afronta ao superprincípio constitucional da dignidade humana", afirmou o magistrado.

A decisão foi tomada em ação civil pública impetrada pela Defensoria Pública de Goiás, que requereu em tutela de urgência não apenas a estruturação para atendimento dos moradores de rua, mas também alimentação e acomodação para todos os necessitados

O juízo de primeiro grau, no entanto, reconheceu que não há verba e estrutura para atender ao que foi pleiteado pela Defensoria. A alimentação, por exemplo, deve seguir um protocolo padrão dos restaurantes populares. E a tentativa de abrigar a população de rua em aparelhos do estado ou hotéis pode levar à desaconselhável aglomeração e ao aumento da circulação do vírus.

Por isso, atendeu ao pedido para obrigar o município a disponibilizar mais de um ponto de higiene aos moradores de rua, preferencialmente em áreas já ocupadas por essa população vulnerável, com banheiros e instalação de chuveiros móveis. Também deve separar espaço para atender à população de rua que se enquadre no grupo de risco.

A decisão ainda cita a necessidade de fiscalização dessas medidas, a garantia de isolamento das pessoas que estejam com suspeita da Covid-19 e a proteção dos servidores e terceirizados que trabalhem nessa empreitada. O prazo para sua implementação é de 48 horas, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia.

"Não pode o Poder Público deixar de prestar a assistência necessária a todos os cidadãos e não apenas se ater em expedir Decretos que determinem o isolamento social e que estas tomem providências por suas próprias expensas quanto à proteção de sua saúde, sobretudo considerando-se aquelas que não têm condições para tanto", decidiu o juiz André Reis Lacerda.

Clique aqui para ler a decisão
5152704.30.2020.8.09.0051

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!