ADVOCACIA HOJE

Fusões e aquisições empresariais entram no radar de escritórios

6 de março de 2024, 8h22

A área de fusões e aquisições empresariais, conhecida por M&A na sigla em inglês, está no horizonte da atuação de algumas das maiores bancas de advocacia do país em 2024.

Escritórios fizeram balanço de 2023 e contaram suas expectativas para 2024

De modo geral, os escritórios com atuação na área empresarial esperam um aumento nas movimentações com o aquecimento da economia. Eles também planjeam foca mais em mercado de capitais.

Internamente, o principal foco de atenção das bancas é a implementação dos serviços de automação, também chamados de Inteligência Artificial, nos procedimentos do dia-a-dia.

Na terceira parte do levantamento que a revista eletrônica Consultor Jurídico publica com exclusividade, as bancas dizem que esperam crescer ainda mais em 2024 e apontam parâmetros que vão orientar sua atuação ao longo deste ano, considerando também as tendências do mercado jurídico e da economia no geral.

A ConJur pediu aos escritórios que enviassem depoimentos sobre o que foi o ano passado para a advocacia e os planos para 2024, com descrições substantivas e objetivas, tendo recebido um total de 35 manifestações.

Ao longo da série de quatro reportagens, esses depoimentos, de elevado valor histórico para a advocacia brasileira, serão publicados na íntegra.

Leia a seguir mais nove depoimentos:

TozziniFreire Advogados

“O ano de 2023 começou muito bem para TozziniFreire, mas o caso das Americanas abalou o mercado e a economia no primeiro trimestre. Mesmo assim, fechamos o ano com crescimento de receita em torno dos 15% e esse mesmo percentual é a nossa previsão de crescimento para 2024.

As áreas de Direito Digital, segurança de informação, inteligência artificial, Penal Empresarial, Tributário, arbitragem, contencioso em geral, compliance e antitruste foram as que mais cresceram no ano passado.

Continuamos prevendo para 2024 um crescimento contínuo nessas áreas.

Apostamos também em um aumento expressivo no número e tamanho de operações de M&As, infraestrutura e mercado de capitais”.

Machado Meyer

“Com o mercado mais morno, 2023 se apresentou mais calmo do que o esperado, especialmente no primeiro semestre. Porém, o ano se encerrou com um viés de alta e aceleração de alguns setores — como M&A e infraestrutura. Também começamos a observar uma movimentação maior para a área de mercado de capitais. Além disso, 2023 marcou o lançamento da nossa ferramenta proprietária de IA, desenvolvida, em um primeiro momento, para auxiliar os advogados em traduções, resumos e pesquisas. Temos olhado a IA com muito cuidado, desde 2017, e o tema segue em nossa ordem de prioridade — à medida que a tecnologia avança, avançamos nessa agenda, com foco em ganhar eficiência e produzir conteúdos cada vez melhores para nossos clientes”.

BMA Advogados

“Esperamos que a tendência de queda da taxa de juros crie um cenário mais propício para o aumento da atividade econômica, com o surgimento de mais oportunidades para investimentos no mercado brasileiro e um crescimento da quantidade de operações de M&A. O cenário de juros mais baixos também deve criar oportunidades para empresas acessarem o mercado de capitais para captar recursos, com IPOs e follow-ons. Ainda assim, o cenário ainda é bastante desafiador e complexo, especialmente para as empresas alavancadas, de modo que as reestruturações de empresas devem continuar ocorrendo. Sendo o BMA um escritório reconhecido por sua experiência em assuntos complexos e com participação em reestruturações relevantes nos últimos anos, acreditamos que estamos muito bem posicionados para atuar nesses casos. Outra tendência que deve continuar a crescer são litígios resultantes de mudanças climáticas e eventos de crise. Em termos de setor de indústria, acreditamos que infraestrutura e energia serão catalizadores de investimentos e demandarão serviços jurídicos de qualidade com uma abordagem multidisciplinar, o que deverá movimentar diferentes áreas de prática. Por fim, os avanços tecnológicos e a expansão do uso de inteligência artificial generativa deverá gerar desafios e demandas para as áreas de Propriedade Intelectual, proteção de dados e negócios digitais”.

Cescon Barrieu

“O Cescon Barrieu cresceu vigorosamente em 2023, e conta, atualmente, com 67 sócios — um aumento de 30% em relação ao ano de 2022. Os reforços ocorreram, principalmente, nas áreas de M&A, asset management e fundos, resolução de disputas, Concorrencial, Direito Ambiental, ESG, Tributário, telecomunicações, Imobiliário e tecnologia. Pelo quinto ano consecutivo, a banca teve um crescimento de dois dígitos.

O escritório projeta um 2024 de crescimento. Para o Cescon Barrieu, é crucial fortalecer áreas em que o escritório já é referência, como Tributário, e investir em novas práticas que podem contribuir para a expansão nos próximos anos, resultado também de novas dinâmicas e demandas do mercado.

Em termos de mercado, o Cescon Barrieu avalia que este ano deve ser marcado por mais negócios do que 2023, o que também impulsiona o segmento jurídico”.

Rayes & Fagundes

“O Rayes & Fagundes é um escritório full service, com 26 anos de mercado e que sempre se destacou por ser inovador, com uma visão holística do Direito e voltado a negócios, ou seja, nosso objetivo é auxiliar nossos clientes no crescimento de seus negócios e não apenas na resolução dos problemas jurídicos.

Atentos às mudanças, desde 2020 contamos com uma área específica de inovação e desenvolvimento, pois entendemos a transformação do mercado e a necessidade de melhoria contínua. Nosso comitê de melhorias está sempre em busca de uma melhor performance, revisitando os processos internos e buscando caminhos de maior eficiência, é um trabalho constante e infinito.

Portanto, quando em 2023 diversos setores, inclusive o jurídico, ficaram abalados com a disponibilização aberta do ChatGPT ao público, o Rayes & Fagundes já utilizava ferramentas de RPA (robôs) e IA para a gestão de processos e consultoria (leitura de publicações e intimações, monitoramento de novos processos, consulta de processos nos tribunais, protocolos eletrônicos, jurimetria, busca e gestão de certidões, bens, etc), visando maior segurança jurídica e agilidade.

Esse mindset de inovação resultou na indicação do Rayes & Fagundes para a shortlist emitida pelo Legal 500 em dezembro de 2023 como um dos oito escritórios mais inovadores do Brasil.

Em 2023, iniciamos alguns projetos com novas automações que ainda estão em implantação e que serão concluídas no decorrer de 2024, especialmente para a gestão de dados estratégicos, com aplicação de jurimetria e power BI concatenados à IA, a fim de proporcionarmos estratégias jurídicas mais precisas e eficazes aos nossos clientes.

Além do investimento em tecnologia, certamente há a preocupação em proporcionar aos nossos clientes a melhor infraestrutura técnica, assim em 2024 o Rayes & Fagundes:

— Fortalece a parceria com o escritório holandês Herreveld van den Hurk & Partners (HHP), especializado em tributação internacional e transfer pricing, para consultorias em preço de transferência, que conta com uma nova legislação desde janeiro de 2024, moldando-se à OCDE;

— Ainda em conjunto com o HHP, o Rayes & Fagundes promove o Chat TP, grupo de estudos mensal, aberto a todos, sobre o assunto, a fim de potencializar o conhecimento sobre a nova legislação;

— Participa ativamente de palestras para o mercado nacional e internacional sobre a reforma tributária, com destaque para a participação do sócio de Direito Tributário, Bruno Aguiar, na roundtable da Latin Lawyer e na National University of Singapore (NUS);

— Intensifica a relação com a delegação Entreprise Singapore para oportunidades de negócios entre Brasil e Singapura;

— Participa de eventos internacionais sobre Direito Digital, com destaque para participação do sócio de Digital, Felipe Moreira, no World Litigation Forum 2023 em Palo Alto e no The IP & Legal Gorilla Conference em Singapura;

— Recebeu uma nova sócia de M&A, Carolina Joop, para reforçar nossa assessoria em fusões e aquisições e direito societário;

— Realizará eventos sobre temas específicos com convidados do mercado financeiro e tecnológico, a fim de proporcionar sempre uma visão holística de negócios e para negócios aos nossos clientes, como o evento que ocorreu no dia 27/2, em Alphaville.

É indiscutível que a tendência para 2024 é a integração da IA nas rotinas de trabalho, em todos os setores de mercado, e a geração de metadados, cada vez mais específicos e precisos para a tomada de decisões.

Portanto, para 2024, nosso objetivo é proporcionar informações jurídicas sólidas e estratégicas para nossos clientes, seja por meio da tecnologia, seja por meio de eventos especializados, para que possam agregar valor à sua estratégia corporativa”.

Souto Correa Advogados

“O ano de 2023 foi especial para o Souto Correa. Completamos uma década como escritório full service, superamos a marca de 200 advogados e desenvolvemos novas áreas, como soluções climáticas e fintechs e criptoativos. Com as promoções de Mariana Guenka e Fabiana Figueiró à sociedade, aprimoramos nossas práticas de mercado de capitais e ambiental. Também fortalecemos nosso time com profissionais renomados, como Tiago Figueiró, ex-Brookfield, como sócio de M&A, além de Eduardo Evangelista (energia e Regulatório), Luciana Sakamoto (healthcare) e João Gustavo Gomes Santiago (M&A).

Ao mesmo tempo em que continuaremos com uma sólida atuação nas áreas tradicionais, estaremos ainda mais conectados a temas de economia digital e relacionados a mercado de carbono e produção de energia limpa”.

Andrade Maia Advogados

“Em 2023, crescemos em sócios e integrantes. Registramos um aumento em nossa carteira de clientes (37 novos). Avançamos em nossas métricas internas de DE&I. Lançamos iniciativas internas voltadas para o bem-estar e a felicidade, e projetos sociais e econômicos para a sociedade como o livro ‘Do Limão à Limonada: as respostas dos líderes à pandemia’ e o Fórum AM AGRO. Investimos em tecnologia por meio da área AM Knowledge, dedicada à inovação. Destacamo-nos especialmente nas áreas de Tributário, Trabalhista, Societário e dispute resolutions, somando. Este ano continuaremos investindo em inovação para oferecer soluções jurídicas cada vez mais eficientes, seguras e objetivas”.

Pessoa & Pessoa Advogados

“O Pessoa & Pessoa Advogados possui 43 anos de fundação, mais de 800 integrantes e oito unidades físicas com atuação nacional.

Em 2023, o escritório cresceu 56%, com destaques para a atuação na área de contencioso consumerista e contencioso estratégico na área trabalhista. Tivemos um crescimento de equipe de 17% na equipe e este aumento só não foi maior diante do crescente e constante investimento em tecnologia e gestão que tem permitido um incremento de lucratividade na operação. A projeção de crescimento para as áreas em 2024 é de 15%.

No que diz respeito ao citado investimento em tecnologia, contamos com uma série de ferramentas de automação e IA que permitem o cadastramento de mais de 80% dos processos ativos no escritório e o tratamento das informações associadas a toda essa operação jurídica, gerando análises mais assertivas e o crescimento sustentável da performance operacional de todo escritório”.

David Rechulski Advogados

“Formamos em 2023 uma rede de parcerias com escritórios boutiques selecionados de outras áreas para oferecer aos clientes, mantidas a atuação pessoal e artesanal no trato de suas causas, a amplitude de um escritório full service. Essa aliança gera uma atuação coordenada na gestão de crises corporativas, reputacionais e também na defesa em CPIs e em casos criminais que demandem investigações internas, favorecendo o entrelaçamento, por exemplo, com as áreas ambiental, tributária e administrativo-sancionadora, reduzindo, assim, custos para os clientes e ampliando o range de casos que nos podem ser confiados, inclusive os de menor complexidade. Essa estratégia incrementou ainda uma maior procura no âmbito consultivo para workshops de gestão e mitigação de riscos para membros de diretoria e conselhos de administração sob uma perspectiva multidisciplinar. Para 2024 confiamos na continuidade de valorização dessa linha”.

Clique aqui para ler a primeira reportagem da série
Clique aqui para ler a segunda reportagem da série

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!