Educação em Pauta

Ensino jurídico e Exame da Ordem serão discutidos em Conferência da OAB

 

11 de novembro de 2023, 15h44

A 24ª Conferência Nacional da Advocacia contará com um painel para discutir o ensino jurídico e o Exame da Ordem. O evento, organizado pela OAB Nacional e pela seccional mineira da entidade, ocorre entre 27 e 29 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

O painel “Exame da Ordem e Ensino Jurídico acontecerá no primeiro dia de evento, das 14h às 18h. Será presidido pela conselheira federal Gina Carla Sarkis Romeiro, presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da Ordem.

Freepik
Painel sobre Exame da Ordem e ensino jurídico ocorre em 27/11

A relatora será a conselheira federal por Santa Catarina e vice-presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB, Maria de Lourdes Zimath, e o secretário será o conselheiro federal Ricardo Pereira, do Mato Grosso do Sul.

Entre os palestrantes estão a secretária-geral do CFOAB, Sayury Otoni; o presidente da Comissão Nacional de Exame de Ordem, Marco Aurélio Choy; o presidente da OAB-PI e coordenador Nacional do Exame de Ordem Unificado, Celso Coelho Neto; a conselheira federal pelo Ceará Ana Paula de Holanda; André Lemos Jorge, do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação (CNE/MEC); Suzana Funghetto (Educadora); Henrique Sartori de Almeida Prado (CNE/MEC); Alysson Mascaro (professor da USP); Cláudia Toledo (advogada, professora e ex-presidente da Capes).

O objetivo é discutir aspectos diversos, como a expansão dos cursos de Direito e o processo de regulação; os principais indicadores de qualidade da educação jurídica; a internacionalização dos currículos de graduação em Direito; o papel do estudante na sociedade brasileira; a visão do ensino superior a partir dos conselhos profissionais e da Constituição Brasileira; o Exame de Ordem e a avaliação do conhecimento prático para o exercício da advocacia; o Exame de Ordem como indutor de qualidade e proteção da sociedade brasileira; a realidade e os avanços do Exame de Ordem; e a relação entre o ensino jurídico no Brasil e o Estado Democrático de Direito.

“Este encontro marca a retomada das conferências nacionais da advocacia, impossibilitadas nos últimos anos pela Covid-19. Nossa proposta é reunir os mais destacados juristas brasileiros, em três dias, para discutir os temas contemporâneos da advocacia e do Sistema de Justiça de forma a proporcionar serviços e instituições cada vez mais melhores à sociedade”, afirmou o presidente da OAB, Beto Simonetti.

Maior evento de direito do Mundo, a Conferência Nacional da Advocacia acontece a cada três anos. Em 2023, terá 50 painéis e duas conferências magnas, totalizando quase 400 palestrantes nacionais e internacionais.

Além disso, uma agenda paralela de eventos especiais será oferecida ao público participante, em sua maioria formado por advogados, estudantes, estagiários, profissionais do Direito em geral e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Para ver a programação completa, clique aqui.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!