Para tornar inclusivo

Entidade recomenda que tribunais de contas ampliem diálogo com a sociedade

 

29 de dezembro de 2023, 7h33

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) divulgou uma nota recomendando que os Tribunais de Contas brasileiros ampliem os canais de participação da sociedade em suas atividades.

Sede do Tribunal de Contas da União

Isso pode incluir a criação de comitês, promoção de audiências públicas, fóruns de debates, desenvolvimento de aplicativos ou outros métodos.

A sugestão foi baseada em uma análise feita por um grupo de estudo que mostrou que ainda há espaço para melhorias na participação cidadã nos Tribunais de Contas do país.

A nota sugere que os Tribunais avaliem a inclusão da participação cidadã em seus planos estratégicos e desenvolvam ferramentas para aumentar o envolvimento da sociedade no controle externo. 

Além disso, a Atricon aconselha que os Tribunais criem normas internas para incentivar o diálogo com a sociedade em todas as fases do controle externo e em todas as áreas do Tribunal. Também destaca a importância de usar uma linguagem simples e elementos visuais, como foi abordado em uma nota anterior da Atricon.

O presidente da Atricon, Cezar Miola, destacou que envolver a sociedade no controle externo é crucial para a administração pública. Ele enfatizou que a participação cidadã fortalece a democracia, aproximando as pessoas das decisões que afetam suas vidas cotidianas. Com informações da assessoria de imprensa da Atricon. 

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!