documentos vazados

Fachin pede à PF informações sobre investigação da CPI da Covid

Autor

25 de agosto de 2021, 16h20

Em despacho nesta terça-feira (24/8), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, pediu informações à Polícia Federal sobre as investigações acerca da suposta divulgação, feita por senadores, de documentos sigilosos da CPI da Covid.

Carlos Humberto/SCO/STF
Ministro Edson Fachin, relator do HCCarlos Humberto/SCO/STF

Na segunda-feira (23/8), a cúpula da CPI reiterou seu pedido de suspensão das investigações. Segundo os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL) — respectivamente o presidente, o vice-presidente e o relator da comissão —, o inquérito teria sido instaurado sem remessa ao STF, o que é exigido em função do foro por prerrogativa de função dos parlamentares.

Na última semana, Fachin já havia negado o trancamento do inquérito. O ministro relator levou em conta um parecer da Corregedoria-Geral da PF, que indicava um processamento interno para formalização de ofício a ser encaminhado à Corte. Os senadores, porém, argumentaram que a PF teria tomado providências para a autorização apenas após o ajuizamento do Habeas Corpus.

No despacho, Fachin pede manifestação "quanto ao estado atual dos procedimentos relatados para oficiar este Supremo Tribunal Federal". Com as informações, o relator poderá verificar se os senadores foram investigados sem a autorização devida.

Clique aqui para ler o despacho
HC 
205.275

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!