Consultor Jurídico

Notícias

Seminário no Rio

Operação "lava jato" deslegitimou as eleições, diz sociólogo

Por 

A operação "lava jato" deslegitimou a eleição de 2018, que, por isso, foi um pleito "supercrítico", marcado pelo sentimento de raiva e indignação. Essa é a avaliação do sociólogo e cientista político Antônio Lavareda. 

A operação "lava jato" deslegitimou a eleição de 2018, disse Lavareda
Bruno de Lima

“Foi uma sucessão de ações que fizeram com que o pleito ficasse perdido, como o impeachment, também. Uma série de ações que afetaram o bom andamento da eleições, e a sociedade foi prejudicada”, disse.  

Para o sociólogo, três fatores explicam por que essa foi uma eleição excepcional, mas não grandiosa. “Vivemos a maior crise econômica do país no meio de uma eleição. Além disso houve uma polarização ideológica e também a emergência das forças de partidos pequenos, que ganharam visibilidade", enumerou.

Lavareda participou do seminário “Perspectivas brasileiras para 2019 — A reorganização do cenário nacional e seus novos protagonistas”, que acontece nesta sexta-feira (14/12), no Rio de Janeiro, promovido pelo jornal O Globo e pela revista Consultor Jurídico.

Apesar da avaliação pessimista das eleições, o sociólogo acredita que o Brasil reúne todas as condições para voltar aos eixos. “Com expansão, crescimento econômico contínuo, de uma forma que permita assegurar aos brasileiros uma vida digna”.

Para que isso se concretize, no entanto, as perspectivas vão exigir do governo um novo estilo de relacionamento com o Congresso. “Na minha avaliação, o novo  governo vai ter  que privilegiar um bom relacionamento com  o parlamento, se objetivar mudanças importantes”, afirmou.

 é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 14 de dezembro de 2018, 10h59

Comentários de leitores

3 comentários

A eleição

Schneider L. (Servidor)

A eleição assumiu o mesmo padrão de todas as outras: a escolha do candidato "menos pior".

A Lava Jato buscou legitimidade no trato da coisa pública, e ainda há muito a avançar, evidentemente.

Exatamente...

Fernando Lira (Outros - Internet e Tecnologia)

Falando em polarização imbecilizada...

Mais um petista.

Professor Edson (Professor)

Na verdade a lava jato salvou o Brasil, só petista que não aceita isso.

Comentários encerrados em 22/12/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.