Fim do Carnaval

Juiz da "lava jato" no RJ manda prender executivo solto por Sergio Moro

Autor

10 de fevereiro de 2016, 20h54

Cinco dias depois de ter sido solto por ordem do juiz federal Sergio Fernando Moro, o ex-presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, voltou a ser preso nesta quarta-feira (10/2) por ordem do responsável pelo braço da “lava jato” no Rio de Janeiro, na 7ª Vara Federal.

O juiz federal Marcelo da Costa Bretas, que está com a parte do processo que aponta fraudes na Eletronuclear, avaliou que deveria ter se pronunciado sobre a prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, segundo o blog do jornalista Fausto Macedo, do Estado de S. Paulo.

Reprodução
Otávio Azevedo havia sido solto na sexta (5/2) após acordo de delação premiada.
Reprodução

Azevedo foi preso pela primeira vez em junho de 2015 e acabou sendo liberado depois de fechar acordo de delação premiada. A Andrade Gutierrez prometeu revelar irregularidades na campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) de 2014 e suborno na construção de estádios da Copa, além de pagar R$ 1 bilhão em multa, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.

Bretas há havia decretado a prisão dias antes, mas a decisão foi descumprida pela Polícia Federal em São Paulo, ainda conforme a Folha. O juiz escreveu e-mail declarando que os policiais que se recusaram a cumprir a ordem serão alvos de medidas “a serem tomadas oportunamente”.

O Ministério Público Federal aponta desvios na construção de usina nuclear de Angra 3, em Angra dos Reis. A denúncia já foi aceita pela Justiça Federal. Otávio Azevedo é um dos réus, ao lado do presidente licenciado da Eletronuclear, almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, e de outras 12 pessoas.

As primeiras investigações chegaram a princípio à 13ª Vara Federal de Curitiba, mas o Supremo Tribunal Federal avaliou que a Justiça Federal no Rio é que tinha competência.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!