Proposta aprovada

Alunos da Faculdade de Direito da USP encerram greve

Autor

30 de agosto de 2013, 19h13

Após três semanas, os alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo decidiram encerrar a greve que tinha como tema a necessidade de mudanças na matrícula e na política de créditos optativos. Em assembleias promovidas na noite de quinta-feira (29/8) e na manhã desta sexta-feira (30/8), eles acataram a proposta referendada pela Congregação da Faculdade de Direito. Como é comemorada na primeira semana de setembro a Semana da Pátria, as atividades devem ser normalizadas apenas no dia 9 de setembro.

Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Direito (CG), Heleno Torres afirmou que a proposta de créditos livres aprovada pela Congregação será analisada pela comissão em reunião marcada para o mesmo dia 9. Com o aval da CG, os critérios serão encaminhados para os departamentos da instituição, que terão dez dias para se manifestar. Na sequência, o documento será encaminhado à pró-reitoria e ao Conselho de Graduação.

A principal mudança é o aumento na quantidade de créditos livres para os estudantes. A partir do próximo semestre, cada estudante poderá cumprir com as disciplinas optativas 20% do volume global. Heleno explica que, como são necessários 248 créditos para a aprovação (cada um equivale a 15 horas/aula), quase 50 créditos serão de livre escolha dos alunos. Entrarão nesta lista atividades de pesquisa e extensão, disciplinas cumpridas no exterior ou em outras unidades da USP.

Para o presidente da CG, a medida garante maior flexibilidade ao curso, e significa ganho para alunos, professores e para a administração da Faculdade de Direito.

Sobre as regras para a matrícula, ele disse que três critérios serão adotados. Um deles é a média ponderada, favorecendo os melhores alunos. Outro é o ano ideal para cada optativa: se um aluno do terceiro ano resolve fazer uma matéria indicada a estudantes do segundo ano, ele não terá prioridade em relação a quem está cursando tal período. O terceiro critério é a limitação física da sala de aula.

De acordo com Heleno, os alunos do quinto ano — que segundo os alunos em greve estavam sendo prejudicados na hora da matrícula — estão devidamente matriculados, atendendo outra reivindicação dos estudantes. Quanto à reposição de aulas, o presidente da CG disse que a medida ficará a cargo de cada professor, e o docente poderá considerar até a aula dada.

A liberação para que cada professor escolha se fará ou não a reposição consta de documento assinado pela diretora em exercício, Odete Medauar, com as deliberações da Congregação durante a reunião de 27 de agosto. Datado de 30 de agosto, o texto confirma o fim da greve dos alunos e autoriza o docente a, caso queira, dar aulas durante a semana da Pátria.

Pelo Facebook, os responsáveis pelo Centro Acadêmico XI de Agosto convocaram os estudantes para um ato, no dia 9 de setembro, diante do local em que ocorrer a reunião da Comissão de Graduação.

A greve causou uma crise no comando da Faculdade de Direito: o diretor, Antônio Magalhães Filho, estava em licença-prêmio desde 1º de agosto, e seu substituto, Paulo Cosella, renunciou à reitoria interina no dia 16 de agosto. Decano da instituição, o professor Miguel Reale Júnior informou que também estava de licença-prêmio. O comando da Faculdade de Direito ficou, então, com a vice-decana, Odete Medauar.

Atualizado às 13h00 de 2/9 para acréscimo de informação.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!