Estúdio ConJur

1º Congresso Brasileiro de Inteligência Artificial no Direito abre inscrições

15 de março de 2024, 10h00

A OAB-SP está com inscrições abertas para o 1º Congresso de IA no Direito, que ocorrerá no dia 25 deste mês, em sua sede, das 9h às 18h. A palestra de abertura, sobre “O Futuro do Direito e o Direito do Futuro”, será proferida pelo advogado e presidente da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial Solano de Camargo. O evento conta com apoio do escritório Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA).

“A Inteligência Artificial Generativa vem transformando o exercício da advocacia de forma positiva, mas é necessário conhecimento e experimentação para ter contato com todo o potencial dessa ferramenta revolucionária. Este congresso tem a proposta de expor uma trilha possível a ser percorrida pelos advogados na exploração dessas tecnologias”, diz Solano de Camargo.

A primeira mesa de debates será sobre “Proteção de Dados na Era da IA” e terá o deputado federal Orlando Silva, relator do PL das Fake News na Câmara Federal. O projeto deve voltar a ser analisado pelo Legislativo, neste ano eleitoral, como alternativa para combater a desinformação. Na sequência, o debate será sobre “Direito e Inovação na Era Digital do Agronegócio”, com advogados de empresas do segmento do agronegócio.

Na parte da tarde, as mesas de debates abordarão “Transformação Digital nos Departamentos Jurídicos”, com participação de advogados de algumas das principais empresas do país, e “IA na Prática na Advocacia”, com cases de sucesso apresentados por Aplicativo 99, Google, Latam e Corinthians, que contará com participação de Yun Ki Lee, diretor jurídico do clube e sócio da LBCA. A última mesa de debates terá como tema “Ética, Regulação e IA: Perspectivas”, e a palestra de encerramento será sobre “Engenharia de Prompts no Direito”.

Lançamento de livro

Durante o Congresso, haverá o lançamento do livro Manual de Engenharia de Prompts no Direito, de Solano de Camargo. Em linguagem didática, o autor explica conceitos e uso de prompts (comandos para iniciar uma conversa com o modelo de linguagem neural, como ChatGPT, Google Bard, Midjourney e similares) de forma a obter maior produtividade e eficiência no exercício da advocacia.

Segundo o autor, “o livro apresenta os fundamentos da engenharia de prompts, incluindo o papel que ela desempenha no desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina, os fundamentos da construção imediata e o desenvolvimento de fluxos de trabalho para criar uma saída (como ciclo de entrada) e considerações de responsabilidade ética e profissional na prática jurídica”.

Clique aqui para fazer a inscrição no Congresso

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!