Brasil-Espanha

Evento em Madri debaterá IA e tensões entre redes sociais e governos

 

11 de abril de 2024, 13h48

Temas como a recorrente tensão entre redes sociais e governos, além das previsões de crescimento da inteligência artificial (IA), serão debatidos por especialistas brasileiros e espanhóis no “Fórum Transformações — Revolução Digital e Democracia”. O evento, promovido pelo Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe), acontecerá no dia 3/5, na Casa de América, em Madri.

Fórum Transformações acontecerá na Espanha no dia 3/5

Dentre os debatedores estarão o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal; o ministro Dias Toffoli, também do STF; o ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça; o ministro Ricardo Villas Boas Cuêvas, do STJ; o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco; o advogado-geral da União, Jorge Messias; e o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro.

Do lado espanhol, estarão presentes a deputada espanhola Tesh Sidi; o eurodeputado Iban García del Blanco; o advogado e professor universitário Borja Adsuara, da Universidade de Madri; o professor Jorge Castellanos Claramunt, da Universidade de Valência; entre outros.

O fórum terá painéis sobre “Direitos Individuais na Era da IA”, “IA nas Eleições”, “A Revolução Digital como Influência nas Instituições Estatais” etc.

“A IA impacta a economia, a política, as artes, a cultura e todo o comportamento humano, impondo mudanças rápidas, que pedem novos pactos”, aponta o economista José Roberto Afonso, vice-presidente do Fibe.

Já Vitalio Canas, presidente do Fibe e especialista em Direito Constitucional, ressalta que os projetos de regulamentação da IA, em discussão no Brasil e na União Europeia, trazem o desafio de “encontrar o ponto de equilíbrio entre inovação e proteção com a formulação de regulamentações que garantam o desenvolvimento e uso responsável da IA, a transparência nas práticas e a devida responsabilização no caso de violações ao estado de direito”.

O evento tem apoio da Embaixada do Brasil em Madri, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), da Fundação Getulio Vargas (FGV) Conhecimento, da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), da Secretaria-Geral Ibero-americana e da Casa de América.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!