é tempo de conferência

OAB lança livro em homenagem à primeira advogada brasileira

30 de novembro de 2023, 15h09

A Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA) da OAB lançou, nesta quarta-feira (29/11), durante a 24ª edição da Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, o livro “É tempo de Esperança Garcia”.

Raul Spinassé
Cerimônia de lançamento do livro

Composta por artigos produzidos por advogadas e acadêmicas majoritariamente pretas ou pardas, a obra é uma homenagem à primeira mulher reconhecida como advogada no Brasil. O livro será entregue a todas as senadoras, deputadas federais, ministras e magistradas em sua versão impressa.

Para a presidente da CNMA, Cristiane Damasceno, o objetivo da publicação é “eternizar o trabalho de mulheres, pois o que é escrito, fica para sempre, nada se apaga”.

“Precisamos enaltecer o trabalho das mulheres, que muitas vezes são invisibilizadas. Temos muitas mulheres advogadas e juristas pretas e pardas extremamente talentosas”, acrescentou.

O prefácio é de Sylvia Cerqueira, conselheira federal da OAB que trabalhou pela edição do livro. “Essa obra é histórica, todas somos autoras e ela significa nossa representatividade. É um clamor por justiça, repasses e direitos. Vamos celebrar a esperança”, disse ela.

“O lançamento desta obra em homenagem a Esperança Garcia, durante o maior evento jurídico da advocacia, é mais um compromisso da nossa gestão com essas pautas tão necessárias, que são as questões de gênero com ações afirmativas e as questões de raça”, disse o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

Esperança foi uma mulher negra, escravizada na região de Oeiras, sul do Piauí, no século 18. Sua natureza jurídica foi percebida quando ela escreveu uma petição ao então governador da Capitania de São José do Piauí para denunciar os maus-tratos que ela e sua família sofriam.

Em 2022, o Conselho Pleno da OAB Nacional a reconheceu como a primeira advogada brasileira e inaugurou um busto dela na sede da entidade.

Promovida pelo Conselho Federal da OAB e pela seccional mineira da Ordem, a conferência teve como tema “Constituição, Democracia e Liberdades”. Foram 50 painéis com temas variados, especialmente sobre questões atuais do país. A OAB recebeu cerca de 400 palestrantes e 20 mil profissionais. O evento aconteceu no Expominas, em Belo Horizonte. Com informações da assessoria de imprensa da OAB Nacional.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!