autenticação digital

OAB lança certificação em nuvem para peças processuais

30 de novembro de 2023, 13h01

A gerência de Tecnologia da Informação do Conselho Federal da OAB lançou, nesta quarta-feira (29/11), durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia, a certificação em nuvem para a advocacia.

Eugênio Novaes
Lançamento da certificação em nuvem da OAB

A ferramenta vai permitir, em todo o país, a assinatura e autentificação de peças processuais em nuvem, por meio de celular ou computador.

Desde 2008, a OAB Nacional já contava com uma Autoridade Certificadora, que fornecia certificados digitais para profissionais inscritos na entidade. Os advogados usavam um token. O certificado em nuvem é uma evolução, pois dispensa o uso do token.

“Ao adotar a certificação digital em nuvem, estamos oferecendo aos profissionais da advocacia a capacidade de acessar, assinar e compartilhar documentos de maneira segura, independentemente de sua localização. Isso não apenas agiliza os processos, mas também atende às demandas contemporâneas por mobilidade e flexibilidade”, afirmou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, responsável pelo projeto.

Promovida pelo Conselho Federal da OAB e pela seccional mineira da Ordem, a conferência tem como tema “Constituição, Democracia e Liberdades”. Até esta quarta-feira (29/11), serão 50 painéis com temas variados, especialmente sobre questões atuais do país. Ao longo do evento, a OAB estima receber cerca de 400 palestrantes e 20 mil profissionais. O evento acontece no Expominas, em Belo Horizonte. Com informações da assessoria de imprensa da OAB.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!