Olho no pleito

Secretários-gerais da OAB discutem processo eleitoral das seccionais

1 de dezembro de 2023, 7h31

O 7º Encontro dos Secretários-Gerais da OAB promoveu nesta quarta-feira (29/11), durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, um balanço dos desafios referentes ao tratamento de dados no âmbito das eleições das seccionais.

Washington Alves
Conferência sediou o encontro dos secretários-gerais da OAB

Atualmente, as eleições ocorrem por meio eletrônico e online. A proposta é que todas passem a ocorrer apenas online e que as empresas que trabalham nesse processo recebam um selo de aprovação do Conselho Federal, para dar mais segurança ao processo. 

No encontro, os secretários-gerais também discutiram como serão as eleições para as seccionais que possuem apenas uma ou duas formas de votação. Eles também avaliaram se as seccionais que possuem pleito suplementar poderão votar em dois estados.

Secretária-geral da OAB-SP, Daniela Marchi comentou que o grupo está trabalhando para desenhar um “processo eleitoral que seja 100% aberto e que não tenha falhas”. Já a secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Sayury Otoni, reafirmou a importância de os secretários gerais deixarem um legado de excelência, independentemente dos resultados das eleições do próximo ano.

Promovida pelo Conselho Federal da OAB e pela seccional mineira da Ordem, a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira teve como tema “Constituição, Democracia e Liberdades”. Foram 50 painéis com temas variados, especialmente sobre questões atuais do país. A OAB recebeu cerca de 400 palestrantes e 20 mil profissionais. O evento aconteceu no Expominas, em Belo Horizonte. Com informações da assessoria de imprensa da OAB Nacional.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!