Força da palavra

Conferência abre ciclo que ditará rumos da OAB, diz Simonetti

27 de novembro de 2023, 20h55

Começou nesta segunda-feira (27/11), no Expominas, em Belo Horizonte, a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. Com o tema “Constituição, Democracia e Liberdades”, o evento marca um momento decisivo para o futuro próximo da Ordem dos Advogados do Brasil, de acordo com o presidente nacional da entidade, Beto Simonetti.

Raul Spinassé
Presidente da OAB, Simonetti (ao centro) conduz a abertura do evento

“Hoje iniciamos um ciclo que determinará os rumos da Ordem dos Advogados do Brasil”, disse Simonetti em discurso na abertura do evento.

Segundo ele, passados seis anos desde a última conferência, os advogados se unem agora na capital mineira para pensar a advocacia e o Direito no Brasil. E isso, de acordo com Simonetti, ocorre em uma quadra histórica marcada por acontecimentos atípicos, que exigiram uma pronta resposta em apoio ao regime democrático e à Constituição de 1988. 

Lembrando que neste ano a OAB completa 93 anos de existência, Simonetti avalia que as discussões travadas durante a conferência servirão para fortalecer a profissão.

“Este é um espaço de reafirmação das garantias e de defesa incansável das prerrogativas da advocacia, pois apenas elas são capazes de proteger a nossa atuação profissional em prol dos cidadãos. Temos compromisso com o aprimoramento da advocacia, com a excelência do ensino do Direito, com a liberdade do povo brasileiro. Temos compromisso com a ampla defesa e com o devido processo legal”, disse Simonetti.

Além dele, participaram da cerimônia o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, que fez a Conferência Magna, entre outras autoridades.

Organizada pelo Conselho Federal da OAB e pela seccional mineira da instituição, a conferência segue até a próxima quarta-feira (29/11). Cerca de 400 palestrantes brasileiros e estrangeiros integram o evento, que conta com cerca de 50 painéis, e mais de 20 mil pessoas, entre advogados, estudantes, juristas, magistrados, deputados estaduais e federais, e membros do Poder Executivo, inscreveram-se para participar.

A 24ª edição estava programada para 2020, em Brasília, mas foi adiada por causa da Covid-19. A última ocorreu em 2017, em São Paulo.

Homenagens
Na cerimônia, a secretária-geral adjunta da OAB, Milena Gama, homenageou o patrono nacional do evento, Alberto Simonetti Cabral Filho, que completaria 77 anos nesta data. “Cada um e cada uma de nós viemos de diferentes Brasis, de distintas realidades, demandas, lutas e expectativa. Aqui renasce a força viva daqueles que, como Alberto Simonetti Cabral Filho, vieram antes de nós”, disse Milena.

A solenidade também homenageou o patrono local, Jair Leonardo Lopes. A Medalha Ruy Barbosa, maior honraria da OAB Nacional, foi entregue ao membro honorário vitalício da entidade e deputado constituinte Bernardo Cabral.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!