Justiça maior

Cezar Britto lança livro sobre Direito do Trabalho e Sindical

30 de novembro de 2023, 22h12

Os ataques à Justiça do Trabalho, a relativização dos direitos trabalhistas e o constante esvaziamento sindical são alguns dos tópicos analisados na obra A Advocacia da Classe Trabalhadora e das Entidades Sindicais, lançada pelo advogado Cezar Britto nesta quarta-feira (29/11), durante a 24ª edição da Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em Belo Horizonte.

Alexandre Araujo
Cezar Britto apresenta seu livro sobre Direito do Trabalho e Sindical

Ao comentar a obra, Britto defendeu que o Direito do Trabalho precisa ser visto como algo fundamental na vida das pessoas, já que o ser humano dedica grande parte da sua vida ao labor.

Infelizmente, porém, “o trabalho sempre foi entendido como castigo, sempre foi compreendido como coisa para o nobre não fazer. Nós vencemos isso, mas não vencemos a mentalidade patrimonialista das pessoas, que ainda acham que trabalho não é digno, que ainda coisifica a pessoa humana”, disse o advogado, que é membro honorário vitalício da OAB.

Para Britto, tal mentalidade se reflete na seara trabalhista. “Ela é tida como a Justiça menor, como uma feira. Mas nós cuidamos de um direito que é o direito mais antigo que existe na face da Terra, que é a luta do direito de ser pessoa humana contra o direito de ter a propriedade das coisas e das pessoas humanas”, explicou ele.

Com prefácio do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, a publicação traz um didático ementário em sua parte final. “São 50 páginas dedicadas a esse modelo mais novo, com vocábulos, assunto por assunto, sobre oposição, sobre autonomia da assembleia, e verbetes pequenos, não só de jurisprudência, mas verbetes de doutrina para consulta da advocacia”, disse Britto.

Promovida pelo Conselho Federal da OAB e pela seccional mineira da Ordem, a conferência teve como tema “Constituição, Democracia e Liberdades”. Foram 50 painéis com temas variados, especialmente sobre questões atuais do país. Ao longo do evento, a OAB recebeu cerca de 400 palestrantes e 20 mil profissionais. Com informações da assessoria de imprensa da OAB>

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!