Processo simplificado

Ministro pode decidir monocraticamente sobre extradição voluntária

Autor

12 de agosto de 2019, 19h01

Os ministros da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal podem julgar monocraticamente pedidos de extradição sempre que houver a chamada extradição voluntária — quando o extraditando concorda expressamente com a extradição.

O entendimento foi firmado pelo colegiado ao julgar questão de ordem suscitada no julgamento do pedido de extradição de um chinês. Com isso, o colegiado se alinha à 2ª Turma, que já aceitava a decisão monocrática nessas hipóteses.

A 1ª Turma registrou que a declaração expressa do extraditando é exigida quando a extradição é voluntária, conforme a Lei de Migração (Lei 13.445/2017). Em seu voto, o relator, ministro Luiz Fux, ressaltou que a mera concordância, por si só, não é suficiente para concretizar a extradição, sendo necessário o controle de legalidade pelo Supremo.

Porém, complementou Fux, permitindo que essa análise seja feita monocraticamente pelo relator é possível simplificar o procedimento nos casos em que o extraditando voluntariamente expresse sua anuência com sua entrega.

Assim, propôs o alinhamento da 1ª Turma com a 2ª Turma, permitindo o julgamento monocrático dos pedidos extradicionais, sempre que o próprio extraditando, com fundamento no artigo 87 da Lei 13.445/2017, manifeste expressamente, de modo livre e voluntária, com assistência técnico-jurídica de seu advogado ou de defensor público, concordância com o pedido de sua extradição. A proposta foi aceita por unanimidade no colegiado.

Clique aqui para ler o acórdão.
EXT 1.564

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!