Guerra virtual

Facebook retira do ar páginas de grupo que promovia spam político

Autor

22 de outubro de 2018, 17h12

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (22/10) que removeu 68 Páginas e 43 contas associadas ao grupo brasileiro Raposo Fernandes Associados (RFA), por violação de suas políticas de autenticidade e de spam.

Reprodução
Páginas associadas ao grupo Raposo Fernandes Associados foram retiradas do ar por promoverem esquema de divulgação de spam político sensacionalista pelo Facebook para ganhar dinheiro

Segundo o Facebook, as pessoas por trás da RFA criaram páginas usando contas falsas ou múltiplas contas com os mesmos nomes, o que viola as políticas do site.

"Eles então usavam essas Páginas para publicar uma grande quantidade de artigos caça-cliques, com o objetivo de direcionar as pessoas para seus sites fora do Facebook. Esses sites, por sua vez, têm uma grande quantidade de anúncios programáticos e pouco conteúdo, funcionando como 'fazendas de anúncios' ('ad farms', em Inglês)", afirma a rede social, em nota divulgada esta tarde.

"Baseamos nossa decisão de remover essas páginas pelo comportamento delas — como o fato de que estavam usando contas falsas e repetidamente publicando spam —, e não pelo conteúdo que estavam postando. Esse comportamento foi detectado no Facebook, e não há sinais de abuso em nossos outros aplicativos", continua o comunicado.

Segundo o Facebook, embora a atividade de spam esteja comumente associada à oferta fraudulenta de produtos ou serviços, cada vez disseminadores de conteúdo em massa têm usado desse tipo de expediente para divulgar desinformação sensacionalista por meio do Facebook para direcionar o tráfego para seus sites de ganhar dinheiro com mídia programática — aqueles "assuntos relacionados" que ficam nas bordas das páginas. "E isso é exatamente o que as Páginas e as contas que removemos hoje estavam fazendo", diz a empresa.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!