VIDA DUPLA

MP paulista denuncia juiz aposentado por falsidade ideológica

 

4 de abril de 2025, 12h55

O Ministério Público de São Paulo denunciou o juiz aposentado Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield por uso de documento falso e falsidade ideológica. 

MP-SP denunciou juiz aposentado por uso de documento falso e falsidade ideológica

Segundo o MP paulista, Wickfield se chama na verdade José Eduardo Franco dos Reis e enganou por 40 anos “quase a totalidade das instituições públicas” usando nome fictício e mantendo a sua verdadeira identidade. A informação é do portal G1

O caso foi investigado pela Polícia Civil de São Paulo depois de o juiz aposentado tentar tirar uma segunda via do RG com o nome falso em uma unidade do Poupatempo na capital paulista. 

A denúncia do MP-SP foi apresentada à 29ª Vara Criminal de São Paulo no último dia 27 de fevereiro. A Justiça aceitou a denúncia e tornou o juiz réu na última segunda-feira (31/3).

Nobreza britânica

Conforme a denúncia do MP-SP, o juiz aposentado afirmava que era descendente de nobres britânicos e declarava ser filho de Richard Lancelot Canterbury Caterham Wickfield e Anna Marie Dubois Vincent Wickfield. Não se sabe se essas pessoas existiram. 

Com a nova identidade, Wickfield estudou na Faculdade de Direito da USP, prestou concurso e ingressou na magistratura paulista. Questionado pelo jornal Folha de S.Paulo, o Tribunal de Justiça de São Paulo afirmou que não iria se pronunciar porque o caso ainda não havia sido julgado e tramita sob segredo.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!