Terceira idade

Advogada lança livro sobre direitos das pessoas idosas

30 de novembro de 2023, 20h48

A advogada Nívea Corcino Locatelli Braga, secretária da Comissão Especial de Celeridade Processual do Conselho Federal da OAB, lançou nesta quarta-feira (29/11) o livro Direitos das Pessoas Idosas: desenvolvimentos recentes no Brasil e no Sistema Interamericano.

Alexandre Araujo
Nívea Corcino Locatelli Braga durante lançamento do livro

A cerimônia ocorreu na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, evento promovido no Expominas, em Belo Horizonte.

“Eu desenvolvi esse projeto no doutorado porque a sociedade atual dá muito valor ao que é novo, o que é inédito, à juventude, e as pessoas idosas, que têm um saber consensualizado, elas acabam sendo esquecidas, elas acabam sendo invisibilizadas. Isso não pode continuar ocorrendo. Nós temos de dar voz às pessoas idosas, para que o direito dessas pessoas vá para além do que está escrito, para que ele reverbere na prática, no dia a dia, no cotidiano de cada pessoa”, destacou Nívea.

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, elogiou a obra. “Compreende uma pesquisa que traz a efetividade de políticas para tirar os idosos do Brasil, e, também como uma tendência global, da invisibilidade.”

Promovida pelo Conselho Federal da OAB e pela seccional mineira da Ordem, a conferência teve como tema “Constituição, Democracia e Liberdades”. Foram 50 painéis com temas variados, especialmente sobre questões atuais do país. A OAB recebeu cerca de 400 palestrantes e 20 mil profissionais. Com informações da assessoria de imprensa da OAB Nacional.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!