PAPELÃO-MOEDA

Justiça concede perdão a delatores de esquema de falsificação de dinheiro

Autor

16 de maio de 2023, 7h48

Conforme o artigo 4º da Lei de Organizações Criminosas, a requerimento das partes, o juiz pode conceder perdão judicial a quem tenha colaborado "efetiva e voluntariamente" com a investigação e com o processo criminal.

Reprodução
Réus colaboraram com autoridades nas investigações sobre organização criminosa

Assim, a 1ª Vara Federal de Jales (SP) concedeu perdão judicial a dois réus apontados como integrantes de uma quadrilha de falsificação de dinheiro. A punibilidade de ambos com relação ao crime de moeda falsa foi declarada extinta.

Os réus foram presos preventivamente no final de 2021. Segundo a Polícia Federal, a quadrilha comercializava moeda e documentos falsos por meio de plataformas digitais e os enviava pelo correio para diversos locais do país. Foram identificadas contas bancárias que recebiam os depósitos feitos pelos compradores das cédulas falsas. Mais tarde, o Ministério Público Federal apresentou denúncia.

No início do último ano, o ministro Humberto Martins, então presidente do Superior Tribunal de Justiça, manteve a prisão de um dos réus — um engenheiro.

Em seguida, as defesas solicitaram o perdão judicial, já que os dois réus colaboraram com a Justiça Federal. O MPF se posicionou de acordo com o pedido.

O juiz Roberto Lima Campelo ressaltou que os acordos de colaboração premiada foram homologados pelo Juízo,"sobrevindo substanciais informações dos acusados que detalharam minuciosamente o esquema criminoso investigado, apontando pessoas, locais, modos de atuação e núcleos onde atuam partes da organização criminosa que viabilizam a pulverização de cédulas falsas no país".

Para o magistrado, as informações fornecidas pelos réus aos órgãos de segurança pública "foram fundamentais às investigações".

A defesa do engenheiro foi feita pelo advogado Raphael Henrique Dutra Rigueira.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 5000010-60.2021.4.03.6124

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!