polícia investigativa

PM também tem competência para cumprir mandado de busca e apreensão, diz STJ

Autor

27 de setembro de 2022, 15h49

As funções de polícia judiciária são de competência exclusiva das polícias Federal e Civil. Já as atividades de polícia investigativa, como o cumprimento de mandado de busca e apreensão, não têm exclusividade e podem ser executadas pela Polícia Militar.

Emerson Leal
embora não seja atividade típica da PM, não há nulidade em cumprimento de mandado de busca e apreensão, disse ministro Reynaldo
Emerson Leal

Com esse entendimento, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça considerou válidas as provas obtidas por meio de cumprimento do mandado de busca e apreensão realizado exclusivamente pela Polícia Militar.

O caso trata de réu preso em flagrante pela prática de tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Segundo a defesa, as provas são ilícitas porque a PM não teria competência para cumprir mandado de busca e apreensão.

Relator no STJ, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca apontou que a Constituição Federal reservou às polícias Federal e Civil a exclusividade apenas para cumprir a função de polícia judiciária — denominação do órgão policial responsável por averiguar e investigar delitos.

Já as funções de polícia investigativa, dentre as quais se insere o cumprimento de mandado de busca e apreensão, não têm qualquer exclusividade e, nos termos da jurisprudência do STJ, podem ser realizadas pela Polícia Militar.

"Assim, embora não seja atividade típica da polícia militar, não consiste em ilegalidade — muito menos nulidade — eventual cumprimento de mandado de busca e apreensão pela instituição", concluiu o relator, que votou por não conhecer do Habeas Corpus substitutivo de recurso. A votação na 5ª Turma foi unânime.

HC 752.547

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!