À solta nos States

Alexandre cobra informações sobre extradição de Allan dos Santos

Autor

14 de março de 2022, 21h01

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu prazo de cinco dias para que o secretário Nacional de Justiça, José Vicente Santini, dê informações sobre as medidas adotadas no âmbito do Ministério da Justiça para a efetivação da extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos com o governo dos Estados Unidos.

Reprodução / Twitter
Com prisão preventiva decretada, Allan dos Santos está foragido nos Estados Unidos
Reprodução / Twitter

O ativista teve a prisão decretada pelo ministro em outubro de 2021, e Alexandre também determinou que o Ministério da Justiça iniciasse imediatamente o processo de extradição.

Allan é investigado no Supremo em dois inquéritos: o que apura a divulgação de fake news e ataques a integrantes da corte e o que investiga a atuação de uma milícia digital que trabalha contra a democracia e as instituições do país.

Quando decretou a prisão preventiva do blogueiro, Alexandre também ordenou que a Polícia Federal incluísse o mandado de prisão na lista da Interpol, para garantir que Allan seja capturado e retorne ao Brasil. Também foi acionada a Embaixada dos Estados Unidos. Apesar disso, o blogueiro ainda não foi extraditado.

Segundo as conclusões da PF, Allan "produz e difunde conteúdos para atacar integrantes de instituições públicas, desacreditar o processo eleitoral brasileiro, reforçar o discurso de polarização, gerar animosidade dentro da própria sociedade brasileira, promovendo o descrédito dos poderes da República, além de outros crimes".

No mês passado, o blogueiro teve três canais bloqueados no Telegram, também por determinação de Alexandre de Moraes. Na ocasião, o ministro determinou a suspensão das contas por 24 horas, sob pena de bloquear todo o Telegram por 48 horas, além de multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento.

Clique aqui para ler o despacho de Alexandre de Moraes
Inq
4.874

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!