apenas deduções

TJ-SP rejeita denúncia contra Renan Santos, do MBL, por tráfico de influência

Autor

23 de novembro de 2021, 19h37

Sem constatar um mínimo de prova sobre a materialidade do crime, a 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a rejeição da denúncia contra Renan Santos, um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), por tráfico de influência.

Wikimedia Commons
Renan Santos, um dos líderes do MBLWikimedia Commons

De acordo com o Ministério Público, Renan teria usado de sua influência política para garantir que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) contratasse um empresário para ocupar cargo na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp). Em troca, ele teria recebido doações do empreendedor via superchat do YouTube.

A 1ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores de São Paulo já havia rejeitado a denúncia em novembro do último ano.

No TJ-SP, o desembargador-relator Camilo Léllis não conseguiu identificar qual conduta praticada por Renan poderia ser enquadrada no tipo penal do tráfico de influência.

"O fato de se tratar de um crime de complexa comprovação não retira o ônus da acusação de demonstrar indícios minimamente suficientes de possíveis condutas típicas praticas pelo denunciado", ressaltou o magistrado.

Segundo Léllis, a denúncia "tangencia à inépcia", pois não trouxe uma descrição clara do fato típico supostamente praticado pelo acusado, mas apenas deduções. Portanto, não seria possível presumir a prática do crime.

Para o advogado Conrado Gontijo, sócio do escritório Corrêa Gontijo Advogados, que representa Renan, "a decisão do Tribunal de Justiça impede o prosseguimento de denúncia manifestamente ilegal, proposta contra pessoa contra a qual não há qualquer informação indicativa da prática de irregularidades".

Clique aqui para ler o acórdão
0037788-97.2020.8.26.0050

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!