Advogado presidencial

Juíza arquiva inquérito que investigava registro de escritório de Wassef

Autor

9 de agosto de 2021, 22h19

A juíza Roberta Layan Chiappeta de Moraes Barros, da 1ª Vara Criminal de Atibaia (SP), acolheu parecer do Ministério Público e determinou o arquivamento de inquérito que investigava o registro do escritório de Frederick Wassef naquela cidade.

Wassef é advogado da família Bolsonaro e o inquérito investigava se ele havia cometido fraude ao registrar como escritório de advocacia a casa usada por Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ).

Queiroz é investigado junto com o senador sob a acusação de participar de um esquema de "rachadinha" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. De acordo com as investigações, o assessor seria o responsável por recolher parte dos salários de funcionários comissionados do gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro.

Reprodução
MP não encontrou indícios sobre irregularidades no registro do escritório de Frederick Wassef em Atibaia 

Em sua manifestação, o MP pede o arquivamento por não ter identificado indícios suficientes da prática do crime de falsidade ideológica.

"As testemunhas ouvidas durante as investigações afirmaram ser clientes de Frederick Wassef há anos e declararam que já foram atendidas no imóvel localizado na Rua das Figueiras, onde funciona seu escritório", diz trecho do documento.

O MP também afirma que o contrato social da Wassef & Sonnenburg Sociedade de Advogados indica que a Sociedade possui sede e foro na cidade de Atibaia e que testemunhas confirmaram que o local abriga um escritório de advocacia.

Em entrevista à ConJur em junho deste ano, Wassef comentou a operação policial que prendeu Queiroz. "Foi uma coisa única. Fora da curva de exagerada. Parecia um pesadelo de tão surreal. O Queiroz foi preso no meu escritório e eu passei a sofrer um massacre. Eu, sozinho, de um lado e toda máquina pública, a imprensa e o Brasil do outro. Eu fui pré-julgado, pré-condenado e massacrado em um esquema de Santa Inquisição", lamenta.

Em nota enviada à Conjur, Wassef comentou a decisão. Leia abaixo:

"A Justiça, o Ministério Público e a polícia concluíram que sou inocente e que não existe qualquer irregularidade em meu escritório de advocacia e ficou provado uma vez mais que fui vítima de fraude e denunciação caluniosa cometida por ativistas de esquerda, apenas por exercer a advocacia em defesa do presidente Jair Bolsonaro e sua família".

Clique aqui para ler a decisão

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!