Vício de iniciativa

TJ-RJ analisa obrigação de o Ministério Público ajudar na busca de desaparecidos

Autor

11 de junho de 2019, 12h14

As atribuições do Ministério Público só podem ser instituídas por lei complementar, de iniciativa do governador ou do procurador-geral de Justiça. Com esse entendimento, 12 dos 24 integrantes do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro votaram por declarar inconstitucional o artigo 3º, inciso III, alínea “f”, da Lei 7.860/2018. Outros oito magistrados foram a favor da validade do dispositivo. O julgamento foi interrompido por pedido de vista.

TJRJ
Órgão Especial do TJ-RJ começou a analisar norma que institui a política estadual de busca de pessoas desparecidas no estado

A norma institui a política estadual de busca de pessoas desparecidas no estado do Rio de Janeiro. O dispositivo questionado estabelece que o MP participaria da formulação, definição e controle de ações previstas por essa política pública.

O procurador-geral de Justiça do Rio, Eduardo Gussem, apresentou representação por inconstitucionalidade contra o dispositivo. Ele argumentou que a previsão legislativa atenta contra a autonomia do MP de escolher participar ou não da formulação, definição e controle de ações delineadas na política pública. Além disso, apenas o procurador-geral de Justiça pode criar nova atribuição para o MP, sustentou Gussem, ressaltando que a norma foi proposta pelo Legislativo.

A relatora do caso, desembargadora Katya Maria de Paula Menezes Monnerat, afirmou que a norma é inconstitucional, pois não poderia ter sido proposta pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), mas só pelo governador ou pelo procurador-geral de Justiça. Além disso, a atribuição só teria validade se instituída por lei complementar, e não ordinária, como é a Lei 7.860/2018, apontou a magistrada. Outros 11 desembargadores seguiram o entendimento dela.

O desembargador Nagib Slaibi Filho abriu a divergência. A seu ver, a lei não impõe nenhuma função ao MP, somente diz que o órgão pode participar da formulação e controle de políticas de busca de pessoas desaparecidas. Ele também ressaltou que, desde a Emenda Constitucional 21/2002, só é inconstitucional por vício de iniciativa a norma que cria cargos públicos, e não a que atribui outras funções a uma entidade. A conclusão dele foi seguida por outros sete magistrados.

Processo 0068054-86.2018.8.19.0000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!